Olá!
Se você ainda não fez o TOEFL (uma parte do application essencial para nós, international students, já que é um exame de proficiência em inglês que nos permite mostrar às universidades que conseguiremos acompanhar suas aulas) ou está pensando em refazer, esse artigo é pra você! Hoje vou falar sobre as atualizações que a prova sofreu, para que você saiba os melhores jeitos de se preparar para ela.
A principal mudança que acarreta em todas as outras é que, desde 1º de agosto de 2019, todas as provas aplicadas têm meia hora a menos de duração em relação ao TOEFL realizado até então, já que várias questões foram removidas. A duração total, então, é de três horas.
O que isso quer dizer?
Quer dizer que cada seção da prova tem um número menor de questões, o que diminui o tempo da prova num geral e pode ser benéfico para aqueles que cansam fazendo uma prova longa (ou seja, todos nós), e lá pro final por vezes podem ter seu desempenho pior por conta do cansaço.
Mas, calma, se há menos questões e o tempo ficou menor, ainda vou ter que fazer cada questão na correria, né?
Não necessariamente! Mesmo com essa meia hora a menos, os minutos que você tem para fazer cada questão, em alguns casos, até aumentou. Dá uma olhada nessa tabela abaixo explicando tudo:
Section | Antes | Depois |
Reading | 3–4 reading passages 12–14 questões cada 60–80 minutos 1.4 min por questão | 3–4 reading passages 10 questões cada 54–72 minutos 1.8 min por questão |
Listening | 4–6 lectures, 6 questões cada 2–3 conversations, 5 questões cada 60–90 minutos 1.8 min por questão | 3–4 lectures, 6 questões cada 2–3 conversations, 5 questões cada 41–57 minutes 1.5 min por questão |
Speaking | 6 speaking tasks, 20 minutos - Speaking Independent Task 1 - Speaking independent Task 2 - Speaking integrated Task 3 - Speaking integrated Task 4 - Speaking integrated Task 5 - Speaking integrated Task 6 | 4 speaking tasks, 17 minutos - Speaking independent Task 2 - Speaking integrated Task 3 - Speaking integrated Task 4 - Speaking integrated Task 6 |
Como você deve ter notado, aWriting Session não aparece na tabela. Isso porque essa foi a única seção que não foi alterada, remanescendo com duas writing tasks (se você não conhece muito bem o formato da prova, sugiro dar uma olhada nesses dois artigos sobre Reading e Listening, e sobre Speaking e Writing).
Outra coisa importante: os tipos de questões não mudaram! Então, se na Listening Section, por exemplo, você ouvia duas lectures sobre Ciências Naturais e duas sobre Ciências Humanas, você vai ouvir uma sobre cada, e só essas vão dar conta de testar seus conhecimentos em lectures.
Cada questão, então, terá um peso maior na composição da sua nota, mas por outro lado você tem mais tempo para resolver cada uma, então isso não deve ser um problema.
Além disso, a ETS (empresa que prepara e aplica o TOEFL) agora faz seu próprio superscore (mas com o nome próprio deles de IBT MyBest score). Isso quer dizer que, se você fez a prova mais de uma vez e teve notas diferentes nas mesmas sessões, pode mandar sua nota mais alta de cada seção para as universidades.
Então como eu estudo para o novo TOEFL?
Essa é na verdade uma das notícias mais tranquilizadoras: como o tipo de questões não mudou, você não precisa mudar seu jeito de estudar! Materiais da versão antiga servem perfeitamente para a nova, e podem até ser de maior ajuda para a nova versão. Não sei se você reparou, por exemplo, que as tasks cortadas da Speaking Section foram a Speaking Independent Task 1 e a Speaking Integrated Task 5. Isso porque a 1 é muito parecida com a 2, e a 5 com a 3. Você continua tendo os mesmos tipos de questões e enunciados, mas reduzidos. Se você usar um practice test antigo, então, vai ter mais chances de treinar para cada task, já que são muito similares. Além do mais, se você aguentar os simulados da versão antiga, estará com muito fôlego para a nova versão!
Se quiser dicas de estudo em si, recomendo usar os recursos disponibilizados pela própria ETS. Eles têm um software com exercícios de cada seção do teste e dois arquivos em PDF com mini simulados também! Se quiser saber mais, é só clicar aqui.
E aí, o que achou? A versão nova ajuda ou atrapalha? Deixe sua resposta aqui nos comentários!