Você, mentee, quer tirar o famigerado 100 no TOEFL e tem dúvidas em relação a como fazer as sections do teste?

SuperMentor te explica passo a passo!

Aspectos Gerais

TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um exame internacional de avaliação da proficiência no inglês para falantes não nativos. Embora seja aplicado em todo o mundo, o TOEFL é um teste cuja finalidade circunda o contexto acadêmico e, por vezes, profissional. Assim, ele será aplicado por pessoas que desejam conseguir oportunidades de estudo em universidades estrangeiras, bolsas e validação do visto.

Para você que está interessado em aplicar para as universidades nos U.S., o TOEFL, assim como o IELTS, é um exame realizado por alunos internacionais e aceito pela maioria das universidades norte-americanas.  Note que este é, na maioria das vezes, um exame obrigatório e componente integrante da sua candidatura. Mas, como exceções existem, há universidades que não o requerem ou que inclusive aceitam outras formas de avaliação da sua performance na língua inglesa, como o Duolingo English Test.

Tenha em mente que o TOEFL é exigido na maioria dos casos, porque, dependendo da universidade, ela não oferecerá apoio aos alunos com deficiência em inglês, de forma que um padrão mínimo de proficiência seja requerido.

Considerando que a nota máxima do teste é 120, cada seção (Reading, Listening, Speaking e Writing) vale 30 pontos, de forma que a nota final seja a soma das notas em cada seção. Saiba que 100 é uma nota adequada para a grande maioria das universidades que você quer na sua lista. Há também aquelas universidades que não têm uma nota mínima requerida, mas que seus alunos alcançam uma média altíssima de desempenho, como Princeton University, com 108. Confira aqui as notas estipuladas por cada universidade.

Antes de avançarmos para a estrutura da prova (e estratégias), você precisa saber que o TOEFL que você deve fazer, o TOEFL iBT, é inteiramente online (sim, você vai falar para o computador…), com aproximadamente 3 horas de duração. São quatro seções: Reading, Listening, Speaking e Writing, havendo uma pausa de 10 minutos entre Listening e Speaking

Para finalizar essa parte, o TOEFL custa $215.00, com uma taxa adicional de $40.00 caso você se inscreva em cima da hora e outra de $60.00 caso você remarque seu dia e horário de prova. Estes valores podem estar sujeitos à alteração.

Sobre os locais de aplicação da prova, o TOEFL é aplicado em quase todos os estados brasileiros, com exceção do Acre, Amapá, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Se você mora em algum deles, certifique-se de encontrar a unidade de um estado mais próximo a você. Caso você more em São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina ou Pernambuco, há mais de um test center em seu estado. Saiba também que o TOEFL é aplicado somente nas sextas e sábados.

Plataformas de Estudo

Para você encontrar materiais de estudo para o TOEFL, há uma plataforma muito boa que oferece quase 2000 questões gratuitas do TOEFL; ela é a EduSynch. Essa plataforma também oferece simulados cronometrados do exame e avaliação personalizada sobre Speaking e Writing (pagos). Além disso, a plataforma possibilita que o estudo do aluno se torne versátil e adaptado às necessidades de prática ao longo do tempo, com um foco nas dificuldades dele.

Agora, se, além da prática, você está procurando por dicas de uma forma bem detalhada e orientações sobre a estrutura da prova, o Notefull pode ser o lugar ideal para você. Eles liberam uma TOEFL Help Free Trial, mas o curso completo é pago.

Há também o Magoosh, que oferece uma plataforma de estudos ao TOEFL. Infelizmente, ela é paga, mas você pode se inscrever no 7 Days TOEFL Free Trial ou inclusive este Free TOEFL Practice Test para treinar um pouco.

Se você está procurando por um test sample oficial, o próprio site do TOEFL libera algumas questões para treino. Embora este "quick prep" te mostre a estrutura das questões, é importante ressaltar que os alunos geralmente as acham mais fáceis das que você vai encontrar no real test.

READING

O TOEFL iBT foi reformulado a partir agosto de 2019, portanto, este artigo incluirá as suas atualizações. Você pode verificar o que mudou em relação ao antigo TOEFL clicando aqui, pois muitos preparatórios e livros conterão ainda a versão antiga. Em relação à seção de Reading do TOEFL, esta pode demorar de 54 a 72 minutos, dependendo da sua sorte de pegar três ou quatro passages. Cada uma delas tem 18 minutos de duração, com 10 questões cada. Existem 10 tipos principais de questões nesta seção.

De acordo com o Magoosh, os temas das passages de Reading são:

Social SciencesHard SciencesHumanitiesProfessional and Pre-Professional Disciplines
PsychologyPhysicsHistoryMarketing
SociologyAstronomyArtPublic Relations
AnthropologyChemistryArt HistoryArchitecture
-BiologyThe study of Literature-
-GeologyMusic-
-MeteorologyPhilosophy-

Mas não se preocupe! Você não precisa ter conhecimento prévio em nenhuma dessas áreas! A tabela é somente para você ter uma ideia dos conteúdos que aparecem nos textos. Aqui, a sua boa performance será resultado somente de uma boa proficiência no inglês e prática.

Os textos de Reading irão seguir uma das quatro lógicas de raciocínio que você vê a seguir. Fique atento a essa parte, pois isso pode te ajudar com algumas questões, principalmente as de purpose.

Classification
Comparison and Contrast
Cause and Effect
Problem and Solution

Antes de irmos para os específicos, confira algumas dicas gerais:

#Primeira dica: Scanning and Skimming

Antes de começar cada passage de Reading, faça uma varredura no título e no texto para descobrir o assunto a ser abordado, assim como o fio condutor do raciocínio da passage. O ideal é que este processo demore no máximo 1 minuto.

#Segunda dica: Don't be dependent

No TOEFL, há a opção de esconder o cronômetro. Não caia nessa cilada, pois, em Reading, embora você tenha 18 minutos por passage, a plataforma não irá te avisar quando você exceder esse tempo. Ao iniciar o teste de Reading, todos os três ou quatro textos estarão disponíveis, com uma cronometragem de 54 ou 72 minutos. Se você não estiver atento a isso, pode acabar, por exemplo, se prolongando 25 minutos nas passages iniciais e não tendo tempo para finalizar toda esta section, o que penaliza a sua nota final de Reading.

#Terceira dica: Don't cling to a question

Quando for responder as questões, não fique preso àquela que achou difícil. Lembre-se que você não precisa seguir uma ordem para responder as perguntas (embora seja recomendado, porque elas seguem a sequência dos parágrafos, com exceção das que se referem à whole passage). Você também pode voltar às questões que estiver em dúvida quando quiser. Então, be wise e use o seu tempo de forma eficiente, permitindo alguns minutos restantes para revisão final das respostas.

Além disso, durante os seus estudos de preparação para o TOEFL, é recomendável anotar todas as suas notas estimadas ou números de acertos, com as suas respectivas datas. Esse registro, além de permitir o acompanhamento da sua evolução, poderá te mostrar quais áreas precisam ser melhor trabalhadas.

Se por um lado, focar nas suas strengths garante um ótimo desempenho em uma área específica, por outro, focar nas suas weaknesses, garante que você tenha uma overall performance satisfatória. Por isso, analise quais seções e tipos de questões você mais tem dificuldades para trabalhar em cima delas.

Por fim, não deixe de estudar para o TOEFL de última hora. Quem tem dificuldades no inglês melhora a proficiência na língua ao longo dos estudos e quem tem facilidade está perdendo uma chance muito boa de se destacar com um notão, pois o conhecimento da estrutura das questões e dicas ajuda muito a realizar a prova da forma mais produtiva possível. Por isso, esteja preparado!

Conheça agora os tipos de questões de Reading:

  • Factual Information

Cada passagem tem entre três e seis questões desse tipo, que são as mais comuns. Elas perguntam por detalhes específicos e fatos que são explicitamente declarados no texto.

#Quarta dica: Procure por palavras-chaves. Leia um pouco antes e um pouco depois dessas palavras-chave.

Veja como identificar essas questões:

  • Vocabulary Information

Cada passagem tem entre três e cinco questões desse tipo. Elas basicamente perguntam o significado de uma determinada palavra no texto.

#Quinta dica: Tente descobrir o significado da palavra antes de ler as alternativas. O contexto irá lhe ajudar. Quando tiver uma ideia sólida sobre o sentido, leia as alternativas e elimine as que definitivamente estão erradas. Cuidado também com palavras que possuem vários sentidos.

Veja como identificá-las:

  • Inference Question

Essa talvez seja a pergunta que você ache mais difícil, pois ela é exatamente sobre o que não está declarado diretamente no texto, exigindo sua interpretação. Cada passagem possui entre zero e duas questões desse tipo.

#Sexta dica: A sua resposta não pode ser um "guess" ou se basear em personal judgement. Se você, por exemplo, selecionou a alternativa B, é porque encontrou evidência no texto para chegar à conclusão exposta em B. Da mesma forma, se você percebeu que está respondendo uma questão de inferência, uma alternativa que é idêntica a um trecho da passage também não será a resposta correta, já que esse tipo de questão demanda lógica e dedução, não constatação de um fato, como a Factual Information.

Veja como identificar as Inference Questions:

  • Rhetorical Purpose

Mais uma vez, cada passagem possui entre zero e duas questões desse tipo. Elas pedem que você responda o porquê de determinada informação ter sido incluída no texto.

#Sétima dica: Cuidado com palavras fortes, como "to argue" ou "to criticize" ao início das alternativas. Esse é um tipo de questão que você não pode ler somente um parágrafo para saber a resposta, já que ela também não é encontrada diretamente no texto. Por isso, você precisa saber o raciocínio do autor nos parágrafos para entender a finalidade da inclusão de determinada informação na passage, como para exemplificar, explicar, dar credibilidade, etc.

Veja a seguir como identificar esse tipo de questão:

  • Negative Factual Information

Again, esse tipo de questão aparece entre zero e duas vezes em cada passagem. Diferente da Factual Information, que você deve selecionar a alternativa correta, aqui, você deve identificar a errada.

#Oitava dica: A resposta correta para esse tipo de questão não é somente a que possui informação divergente da passage, mas é também a que contém uma afirmação não contida em nenhuma parte do texto. Também fique atento que este tipo de pergunta pode se referir a um parágrafo especificamente ou à whole passage.

Confira como essa questão aparece:

  • Reference

Essa é a questão que você não pode errar, porque ela não é difícil. Ela também pode aparecer entre zero e duas vezes em cada passage e simplesmente pergunta a qual substantivo o elemento destacado se refere.

#Nona dica: A maioria dessas questões refere-se à "it" ou "they". Talvez as mais difíceis sejam as que se refiram à "which" (para coisas) ou à "who" (para pessoas). Para não errar, só leia com atenção e atente-se à concordância nominal, que você não encontrará dificuldades.

Veja como elas aparecem:

  • Sentence Simplification

Cada passagem possui apenas uma ou nenhuma Sentence Simplification. Nessa questão, você lerá um trecho em destaque no texto e terá que escolher a opção que melhor sintetize o excerto.

#Décima dica: Aqui, você tem que lembrar que, embora esteja procurando por uma alternativa que resuma o trecho, a deleção de qualquer informação ou mudança no raciocínio da frase invalida a alternativa. Por isso, procure pela opção mais completa e coerente com o fragmento referido. Além disso, quando responder esta questão, programe-se em já eliminar duas alternativas que você tem certeza que estão definitivamente erradas. Assim, você precisa fazer a decisão final baseando-se somente em duas opções.

Observe como ela aparece:

  • Insertion

Cada passagem terá zero ou uma Insertion Question. Essa questão exige conhecimento de coesão entre as frases de um excerto. A sua função é saber onde inserir uma extra sentence (que foi previamente omitida) dentro do parágrafo selecionado.

Veja a estrutura dela:

#Décima primeira dica: Procure por elementos que te indiquem se a frase em questão se insere ou não no trecho, como presença de linkers (however, furthermore, therefore, etc), concordância verbal entre o sujeito da frase para ser adicionada e a conjugação do verbo no parágrafo, e referência de algo no parágrafo que não foi mencionado nele (this, these, those, etc).

  • Fill in a Table / Completion Question

Note que cada passage terá ou uma Completion Question ou uma Prose Summary Question, mas nunca ambas juntas.

Nesse tipo de questão, você receberá várias frases (aproximadamente sete) correspondentes às informações que você leu no texto (algumas frases são erradas). A sua função é relacionar cada frase com cada subcategoria (duas ou três, geralmente) desenvolvida no texto. Tenha em mente que nem todas as frases disponíveis serão incluídas nesse match. A questão também lhe irá direcionar quantos pontos vale (3 ou 4) e quantas frases serão usadas.

Veja o exemplo abaixo para entender melhor este processo:

Neste tipo de questão, você simplesmente seleciona quais afirmações se referem às subcategorias, que, no exemplo acima, são plantas briófitas e angiospermas.

  • Prose Summary

Este tipo de questão aparecerá sempre uma ou nenhuma vez em cada passage. A diferença dela é que ela vale 2 pontos, em oposição às outras questões, que valem 1 ponto. Ela também será sempre a última pergunta, caso apareça.

Nessa questão, você receberá seis opções de respostas, das quais somente três são corretas. O seu objetivo é escolher as frases que melhor sintetizam o texto. 3 frases corretas acarretam 2 pontos; 2 frases corretas acarretam 1 ponto; e 1 ou nenhuma frase correta acarretam 0 pontos.

#Décima terceira dica: Frases que são muito específicas e representantes de só uma parte do texto — que não se relacionam com a totalidade da passage — não são corretas. Ao procurar as alternativas certas, escolha opções que reflitam os principais pontos abordados pelo autor.

A questão sempre seguirá esse modelo:

Pronto para saber mais? Então vamos lá!

LISTENING

Essa seção do exame possui duas ou três partes, cada uma com 2 a 3 áudios, que terão sempre a mesma estrutura. É legal você saber também que todos eles giram em torno do ambiente universitário.

Note que, se você já fez quatro passages de Reading, você terá somente duas passages de Listening. Caso tenha lido somente três textos na primeira seção, saiba que você terá que passar por três passages e ouvir mais áudios.

Se atente ao fato de que, em cada seção de Listening, você terá 10 minutos para responder as questões dos três áudios. Você irá respondê-las após ouvir cada um deles. Por isso, se cronometre respondendo as perguntas de cada áudio, em média, em 3 minutos.

Algumas questões, geralmente as últimas de cada áudio, inserem um fragmento da conversa ou palestra, para fazer uma pergunta específica sobre o excerto. Aproveite este momento, pois estas questões são geralmente mais fáceis, já que você vai ouvir novamente uma parte da fala.

Para a seção de Listening, não há uma única forma de ser bem-sucedido. Há pessoas que não anotam nada e simplesmente "relaxam" quando ouvem os áudios. Há outras, porém, que usam as anotações como um fio condutor e forma de se concentrarem. Se você estiver nesse segundo grupo, não tente anotar tudo, porque isso é impossível, pois, enquanto você anotar what you just heard, você perderá detalhes that are to follow.

Por isso, caso você escreva enquanto ouve, use key words. Até porque as questões irão suceder automaticamente logo após o fim do primeiro áudio, então, é muito improvável que você esqueça os detalhes se estava prestando atenção. E lembre-se, uma vez que você confirma a sua resposta nessa seção, clicando em "OK", você não poderá mais alterá-la.

P.S.: Se você se questionou se deve levar as suas folhas de casa para o test center, não se preocupe, pois você irá recebê-las junto de um lápis. Inclusive, é proibido o uso de papel senão o dado pelo exame (para garantir o sigilo das questões).

Confira agora mais detalhes sobre cada áudio:

  • Primeiro Áudio — 5 Questões

É uma conversa entre um aluno e um faculty, como um bibliotecário, diretor ou professor. Usualmente, a conversa se dá entre um homem e uma mulher, para facilitar a distinção de vozes.

Esse é o aúdio mais fácil, pois ele é mais curto (3 - 4 minutos) e contém muitas pausas de interlocução e/ou marcas do discurso oral, que permitem uma compreensão sólida do assunto. Além disso, o começo dele é sempre parecido: o aluno querendo tirar uma dúvida ou resolver um problema, o que faz com que a introdução da conversa seja bem previsível. O final também segue um padrão: agradecimento e despedidas.

Para esse áudio, questões típicas perguntam por que o estudante veio falar com o segundo interlocutor e como a situação foi finalizada. Além disso, pode aparecer como pergunta qual foi a reação de um dos interlocutores frente a uma determinada resposta, o qual nos leva a mais uma dica:

#Décima quarta dica: Em todos os áudios, preste atenção aos tons de fala. Isso pode te ajudar nas questions de purpose, que perguntam por que determinada conversa ocorreu (muito mais comum para o primeiro áudio).

#Décima quinta dica: Se você for anotar, procure fazer uma separação física para organizar o seu pensamento. De um lado, você anota as falas do primeiro interlocutor e, do outro, as falas do segundo interlocutor.

  • Segundo e Terceiro Áudios - 6 Questões cada

Estes áudios são sempre sobre uma palestra de universidade e, por vezes, sobre discussões entre vários alunos em aula. Eles já são mais difíceis que o primeiro, por serem mais demorados (5 - 7 minutos) e terem quase sempre um discurso unilateral e constante, com pouquíssimas pausas e formalidades de introdução.

Em suma, eles carregam muito conteúdo e possuem questões típicas como o tema principal da palestra e a explicação de algum conceito abordado pelo palestrante. Ao mesmo tempo, há questões que exigem a percepção do aplicante de características específicas mencionadas na palestra.

Por exemplo, se o speaker falou sobre tratamento epigênico e sua relação com as prevenções de câncer, haverá uma questão que trate sobre isso (broad). Ao mesmo tempo, poderá haver uma questão que pergunte qual a interação bioquímica das histonas com o DNA (specific). Por isso, você deve prestar atenção em tudo no áudio (você não poderá ler as questões antes ou enquanto ouve a palestra; somente depois).

De acordo com o Learn English Test, os temas das palestras compreendem quatro subcategorias principais: Arts, Life Science, Physical Science e Social Science.