Olá, mentees!

Clique aqui se você ainda não leu “TOEFL: Do Reading ao Listening”.

Como você pode ter observado, a primeira parte do TOEFL (que abrange as seções de Reading e Listening) avalia as suas habilidades da língua inglesa que são, de certo modo, características de um conhecimento passivo. Agora, no entanto, você irá completar a prova sobre o seu conhecimento ativo, em Speaking e Writing.

Continue lendo para aprender sobre a estrutura destas duas seções e, de quebra, conhecer algumas dicas essenciais.

SPEAKING

Na section de Speaking, você tem basicamente apenas um dever: falar. Esta é definitivamente uma afirmação óbvia, mas gostaria de dizer de antemão que a sua capacidade de falar algo de maneira segura e com boa entonação será totalmente valiosa para você enquanto test-taker. De certa forma, essa parte do TOEFL iBT é relativamente rápida. Também, você terá que responder quatro perguntas através de um headset que irá gravar todas as suas respostas.

Tais perguntas são divididas em duas categorias, sendo elas a independent section (task 1 / antiga task 2) e as integrated sections (task 2, 3 e 4 / antigas tasks 2, 4 e 6). Por você ter apenas de 45 segundos a 1 minuto para responder cada questão, meu objetivo aqui será lhe ajudar a aprender como responder essas tasks da maneira mais eficiente possível e, consequentemente, obter uma boa nota.

A Independent Section é dividida da seguinte forma:

É uma pergunta que deve ser respondida em, no máximo, 45 segundos. Por que ela é considerada como independent task? Porque ela foca nas próprias ideias, opiniões e experiências do test-taker; ou seja, a pessoa é livre para responder à pergunta da maneira que ela achar mais apropriada.

Task 1: É dado para você duas opções e você deve escolher uma delas para criar a sua resposta

Essa questão é bem direta: você deve escolher uma única opção. Não há opções corretas, mas sim opções com as quais você se sentiu mais confortável de responder. Você terá apenas 15 segundos para se preparar e você precisa se basear na sua escolha em todo o momento da resposta. Siga um exemplo abaixo:

Some people prefer to study abroad. Others prefer to study in their own countries. Which do you prefer, and why?

Tem dúvidas sobre como responder essas questões? Algumas diretrizes:

Tenha a clara noção de que, por você ter que responder tópicos simples, você não precisa pensar em situações complexas para abordar nas suas respostas. Isso não mostra nada sobre você, pois o que os avaliadores realmente prezam é o quão fluida e consistente a sua resposta foi. Escolha algo que seja bem fácil de ser abordado, ou com o qual você esteja confortável para falar sobre.

Como comentado anteriormente, você tem apenas 15 segundos para se preparar. Você precisa aprender a pensar rápido em situações como essa.

O interessante sobre isso é que o computador sempre lerá, pausadamente, as questões para você. No tempo em que ele faz isso, você pode ler a questão silenciosamente e já começar a pensar no exemplo que gostaria de falar ou qual opção você vai escolher. Isso irá te ajudar muito, pois você posteriormente irá aprender que os seus 15 segundos já serão suficientes para você elaborar boas respostas.

Saiba que você é avaliado durante todo o tempo de resposta, ou seja, você deve aproveitar ao máximo seus 45 segundos. Eles são valiosos! Não faz muito sentido você ter, por exemplo, feito uma resposta de 38 segundos e deixar o headset gravar simplesmente nada durante os 7 segundos restantes. Dizendo de uma maneira bastante direta, você pode perder ponto se fizer algo assim. Todavia, é importante também que você tome cuidado para não ultrapassar o limite da resposta. Ter a sua fala cortada pela gravação seria mais prejudicial para a sua nota do que terminar poucos segundos antes. Por fim, apenas aprenda a se organizar, pois isso irá te ajudar bastante!

Observe a seguinte estrutura para te ajudar na elaboração das respostas:

DURANTE OS 15 SEGUNDOS DE PREPARAÇÃO
1° Seu exemplo dado em uma frase curta, porém objetiva.
2° Escreva o Motivo 1 4° Escreva o Motivo 2
3° Detalhe do Motivo 1 5° Detalhe do Motivo 2

Para organizar a sua resposta em 45 segundos, você precisa apenas de um direcionamento. Saiba que você apenas precisa falar seu exemplo de maneira curta e precisa, dar os motivos e os seus respectivos detalhamentos, como comentado na tabela acima, além de uma mini conclusão no final para deixar a sua resposta bem completa.

Saiba que, mesmo seguindo um template, você às vezes poderá perder um pouco a noção do tempo e falar demais no Argumento de Suporte.

Isso seria um problema?

Não, mas a única questão que você tem que ter em mente é que você deve equilibrar a sua fala, ou seja, se falou um pouco a mais no primeiro exemplo, você terá que falar o segundo exemplo de uma maneira resumida e que também faça sentido gramaticalmente. Uma maneira de você se dar bem nessa parte é anotar quais exemplos você quer utilizar para compor a sua resposta durante os 15 segundos ou organizar os seus pensamentos mentalmente.

A Integrated Section é dividida da seguinte forma:

Essa é a parte da prova em que envolve a interação direta do test-taker com um aúdio. São três perguntas que devem ser respondidas em, no máximo, 60 segundos cada. Por que elas são consideradas como integrated tasks? Porque elas envolvem a interação direta entre o test-taker e um excerto, uma breve palestra e conversas entre estudantes.

Task 2: Explicar a opinião de alguém em algum assunto relacionado ao âmbito universitário

Os tópicos são baseados em assuntos que você geralmente se depara na escola ou universidade. Eles podem ser relacionados com o ramo de transporte, esportes, assuntos acadêmicos ou qualquer coisa nessa linha.

Primeiramente, você irá ler uma passagem curta, que geralmente é um anúncio de alguma coisa nova que eles querem implantar no campus. Em seguida, você sempre irá ouvir um áudio de um homem e uma mulher comentando sobre o que foi abordado na passagem. Eles irão dizer se concordam ou não com o anúncio e o seu dever será falar sobre a opinião de algum dos estudantes de maneira resumida. Você não deve falar a sua opinião sobre o fato, mas sim sobre a opinião dos estudantes dos áudios.

Segue nos próximos quadros algumas diretrizes para você se dar bem nessa questão:

DURANTE A LEITURA DA PASSAGEM DE 45-50 SEGUNDOS
1° Perceba qual é a proposta e a escreva em um rascunho
2° Anote a 1ª razão e os detalhes dela
3° Anote a 2ª razão e os detalhes dela
DURANTE A PREPARAÇÃO DE 30 SEGUNDOS
1° Faça uma análise geral das suas anotações
2° Reveja qual era a proposta e a opinião do estudante
3° Reveja as duas razões e os respectivos detalhes de suporte de cada uma
Se organizou? Se prepare para responder agora.

Para dar a sua resposta em 60 segundos, basta apenas você se organizar no sentido de conseguir rever qual era a proposta, os motivos e os detalhes de cada razão pela qual o estudante concorda ou discorda da mudança. Depois disso, resuma a sua fala por meio de uma curta conclusão.

Parece muita coisa, né? Mas fique tranquilo que você se acostuma!

Task 3: Você vai basicamente explicar o tópico de uma palestra

Essa questão tem a mesma metodologia da task anterior, porém o foco dela será em uma palestra proferida por professores e não em um assunto relacionado a mudanças da universidade. Você terá que ler uma curta passagem de texto. Após a leitura, haverá um excerto (em áudio) em que algum professor estará comentando sobre o tópico da passagem com os estudantes dele. Seu dever aqui será explicar qual era o conceito discutido e a ligação do professor com ele.

Seguem, nos próximos quadros, algumas diretrizes para você se dar bem nessa questão:

DURANTE A LEITURA DA PASSAGEM DE 45-50 SEGUNDOS
Perceba qual é o conceito discutido e o escreva em um rascunho resumidamente
DURANTE O EXCERTO
1° Anote o exemplo usado pelo professor para ilustrar o conceito
2° Anote os primeiros detalhes do exemplo do passo 1 3° Anote os detalhes restantes o exemplo do passo 1
Se organizou? Se prepare para responder agora.
DURANTE A PREPARAÇÃO DE 30 SEGUNDOS
1° Faça uma análise geral das suas anotações
2° Reveja qual era o conceito e o exemplo dado pelo professor
3° Reveja os dois exemplos e os respectivos detalhes de suporte de cada um1
Se organizou? Se prepare para responder agora.

Para organizar a sua resposta em 60 segundos, comece a responder citando o conceito e qual é a definição dele. Em seguida, reveja as suas anotações para verificar quais são os exemplos citados pelo professor e os seus respectivos detalhes. Após isso, basta apenas terminar a resposta com uma simples conclusão.

Task 4: Aquela da curta palestra do professor

Essa questão não tem uma passagem de texto. No entanto, você terá que escutar uma curta palestra. Além disso, a questão também gira em torno de assuntos relacionados ao âmbito acadêmico. No geral, seu dever nessa questão será resumir a palestra. Segue abaixo algumas diretrizes de como responder essa questão:

DURANTE O EXCERTO
1° Anote o tópico geral falado pelo professor
2° Anote o primeiro subtópico e a explicação dele
3° Anote o segundo subtópico e a explicação dele
4° Anote os detalhes do primeiro subtópico 5° Anote os detalhes do primeiro subtópico
Se organizou? Se prepare para responder agora.

Para organizar a sua resposta em 60 segundos, comece a responder citando o conceito e qual é a definição dele. Em seguida, reveja as suas anotações para verificar quais são os subtópicos citados pelo professor e os seus respectivos detalhes. Após isso, basta apenas terminar a resposta com uma simples conclusão.

Finalmente acabamos de falar sobre speaking, né?

WRITING

Na section de Writing, você tem a oportunidade de mostrar as suas habilidades de escrita por meio de duas redações: o Integrated Writing e o Independent Writing. De uma maneira geral, elas não são muito simples de escrever à primeira vista. No entanto, com treino você vai perceber o quanto os seus textos ficarão mais fluídos. Iremos dar-lhe várias dicas que serão muito significativas para você conseguir uma boa nota.

O Integrated Writing é dividido da seguinte forma:

Você terá que ler um texto em que o autor estará discutindo sobre algum tema relacionado à ciência, história ou outros assuntos dentro do âmbito acadêmico universitário, em três minutos. Em seguida, você terá que preparar as suas anotações para escutar um áudio de aproximadamente dois minutos, onde um professor comenta sobre o texto e as informações contidas nele, se elas são realmente verdadeiras ou se contêm erros. Após o término da palestra, o texto irá aparecer novamente na sua tela, e você terá 20 minutos para escrever uma redação na qual você resume os principais pontos feitos na palestra e explica como eles se relacionam com pontos específicos do texto. Parece aterrorizante, né?

Como assim eu tenho que escrever uma ótima redação em apenas 20 minutos? Isso não é possível.”

Pois bem, mentee, com muito treino e dedicação, você poderá fazer em menos de 20 minutos e ainda conseguirá revisar toda a sua redação!

Quer saber como? Irei explicar. Colocando essas dicas em prática nos seus simulados e no test day, um ótimo resultado será a única consequência. Algumas diretrizes:

Leia o texto atentamente, procurando já dividir nas suas anotações qual é a opinião do autor acerca do tema e os seus respectivos argumentos para defender a tese dele. Muitas pessoas já comentaram comigo que a dificuldade delas é conseguir anotar as informações da palestra de maneira efetiva, então é importante saber ler o texto criticamente.

Veja a seguir um quadro que ilustra como muitas pessoas eficientemente organizam o pensamento do conteúdo que lhes é exposto:

Observe o exemplo abaixo de como as informações podem ser organizadas neste quadro:

Perceba também que se o autor escreveu o texto dele falando de determinado assunto de maneira positiva, a palestra conterá o lado positivo ou negativo do tema discutido. Então, fique preparado para isso.

Faça anotações do texto de maneira parafraseada, ou seja, resuma-o com as suas palavras, para que você possa entender o que escreveu depois com facilidade e usar essas informações na hora de escrever.

Entenda como a tese está se relacionando com os argumentos. Se você conseguir memorizar as informações pelo menos um pouco, você não terá problema para entender aquela palavrinha específica que o palestrante irá falar porque lembra de ter lido aquela palavra. É uma questão de associar o texto diretamente com a palestra.

Se você for usar um template, faça antes alterações que o adaptem para seu próprio estilo de escrita. Não há nenhum problema em conhecer algum, mas mude-o e decore-o para o seu próprio estilo de escrita. Isso é MUITO importante, pois, se os avaliadores perceberem que você usou um template sem colocar as informações do texto e da palestra de maneira lógica, sua nota certamente será diminuída. Perceba: não adianta escrever um texto muito bem estruturado se ele não tem conteúdo.

Tente ao máximo não copiar qualquer frase contida no texto. Se você já anota as informações parafraseando, fica mais fácil de parafrasear no texto. Assim, você demonstra sua habilidade de compreensão por meio do uso de sinônimos e diferentes construções frasais, mas que tenham o mesmo sentido.

Tenha em mente que não é necessário tratar de todos argumentos citados no texto na sua redação. O importante é que os pontos citados por você estejam bem desenvolvidos.

A última dica é em relação ao número de palavras. Não existe um limite, mas a própria questão já diz que uma Integrated Writing Essay tipicamente tem entre 150 e 225 palavras.

Entretanto, pela nossa experiência e pelo que cursos preparatórios do TOEFL (como o Notefull) falam, redações excelentes passam desse limite e atingem entre 300 e 350 palavras. Porém, isso não é regra. Se o texto contiver menos informações, a sua redação ficará mais curta. Contudo, se contiver muitas informações e estiver difícil para você parafrasear, não haverá problema em você escrever de maneira mais extensa desde que tudo esteja correto gramaticalmente.

O autor do texto está discutindo sobre prótons, nêutrons e elétrons. No entanto, o palestrante fala apenas de prótons e nêutrons na explicação dele. Nesse sentido, você poderia pensar, “Ao escrever a redação agora, eu preciso falar das três ideias discutidas no texto?” “Não, isso não é necessário. O essencial, nesse caso, seria você apenas falar de como prótons e nêutrons são abordados de formas distintas ou similares entre o excerto e o áudio.”

Obs: Você pode colocar, no texto, as informações que adquiriu na palestra da mesma maneira que as ouviu (informações completas, por favor).

10° Digite o mais rápido possível para ter tempo de revisar o seu texto antes de acabar o seu tempo. Tenha na sua mente o seu próprio template memorizado. Se não precisar ficar pensando em como irá organizar a estrutura do texto, você consequentemente irá escrever mais rápido. Enfim, lembre-se que revisar o texto no final é ESSENCIAL.

11° Dependendo do test center em que você for realizar a sua prova, o computador designado para você pode ser bastante antigo. Dessa forma, na hora que você começar a escrever as suas redações, você poderá ver que algumas funções do teclado poderão ser bastante diferentes. Nesses casos, os inspetores certamente irão te auxiliar na colocação certa das correspondências de alguns caracteres, no entanto preste atenção para que esse processo seja feito de maneira efetiva. Essa dica se aplica a toda seção de Writing do TOEFL iBT.

O Independent Writing é dividido da seguinte forma:

É apresentado para você um tema, geralmente simples, e é perguntado se você concorda ou discorda dele. Exemplo:

Do you agree or disagree with the following statement? It is important to know about events happening around the world, even if it is unlikely that they will affect your daily life.

Independent Writing: o nome mesmo já indica que você tem total liberdade para escrever da maneira que você achar mais apropriada. Você terá 30 minutos para fazer essa redação. 10 minutinhos extras, né?

É extremamente recomendado que você escreva suas redações de maneira estruturada e correta gramaticalmente. Para tal finalidade, há algumas diretrizes que você pode se basear para ajudar-lhe a escrever a redação:

Eu tenho que escolher argumentos super criativos para minha redação?”

“Não. O essencial é que você escolha argumentos que sejam fáceis de dissertar. Isso te ajudará a ter uma ideia mais clara de como estruturar o seu texto. Você pode inventar situações também, mas para isso é necessário que seus argumentos tenham coerência.”

Organize seu brainstorming em no máximo cinco minutos. “Por que, SuperMentor?”, “Da mesma forma que no Integrated Writing, você deve revisar a sua redação por completa após terminá-la.”

“Há um número mínimo de palavras para se fazer uma boa Independent?”

“Não, mas segundo a própria questão, o test-taker deve escrever na média de 400 palavras (com um mínimo recomendado de 300). Além disso, se você realmente quiser se destacar, as redações que geralmente contêm cerca de 500 a 550 palavras recebem notas altas. É muito recomendado que as redações estejam nesse intervalo ou tenham mais  palavras.

Obs: Claramente, não adianta escrever uma redação extensa se não tem conteúdo. Mas acalme-se que irei explicar. :)

“Como assim escrever mais de 500 palavras em apenas 30 minutos? Isso não é possível.”

“Pois bem, mentee, isso é MUITO possível se você treinar e/ou seguir as dicas que lhe darei em relação a estrutura dos seus parágrafos.”

“Você sabia que é possível usar um template no Independent Writing? Pois é, você pode criar um que se adeque ao seu próprio estilo de escrita. Ao memorizar o seu próprio template, será apenas uma questão de mudá-lo para os próximos temas. Se aprender, sempre funcionará. Não entendeu muito bem? Irei te mostrar a ideia do meu.”

Abra, por favor, o seu editor de texto favorito. Pense em dois exemplos que você goste muito e que acha fácil de falar sobre. Estes podem ser sobre qualquer área, desde educação até saúde, história ou algo relacionado a isso. Pensou? Ok, acompanhe comigo agora:

4.1. A introdução não precisa ser extensa. Diga se concorda ou discorda do determinado tema. Escreva os seus dois argumentos sem ainda explicá-los. Em seguida, coloque uma conclusão de parágrafo. Certo, essa última frase é relacionada ao meu estilo de escrita. No entanto, eu aconselho você a fazer o mesmo.

4.2. Comece o parágrafo colocando novamente o seu argumento citado na introdução. Em seguida, elabore um pouco sobre esse argumento, ou seja, fale dele relacionando-o com coisas simples do cotidiano. Lembrou do seu exemplo 1? É a vez dele entrar em ação. Exemplo: “My own life is a compelling example of this. When I was in high school, I had a friend who…” (insira o seu exemplo aqui). “He elaborated on that by mentioning that…” (contextualize o seu exemplo). “Eventually, he told me…” (conclusão de parágrafo)

4.3. Desenvolva esse parágrafo da mesma forma que desenvolveu o parágrafo anterior. Lembrou do seu exemplo 2? É a vez dele entrar em ação. Exemplo: “For instance, a friend of mine who is from Sao Paulo - which is the most populous city in Brazil - recently told me…” (contextualize o seu exemplo). “For this reason...”

4.4. No quarto e último parágrafo, faça a conclusão. Exemplo: “In conclusion, I strongly believe that...” (“repita” o que você falou na introdução em relação a concordar ou não do tema de uma maneira distinta). Volte a falar dos seus argumentos. Por fim, faça uma conclusão de parágrafo.

Apenas recapitulando tudo o que discutimos aqui, sua redação deve ter a seguinte estrutura:

BRAINSTORMING SUAS IDEIAS
1° Sua opinião acerca do tema
2° Cite o Argumento 1
3° Razão de tu pensar isso sobre o Arg 1
4° Cite o Argumento 2
5° Razão para pensar isso sobre o Arg 2

Toda redação que você fizer assim ficará na média recomendada. Estaremos mais do que felizes em te ajudar!

Fontes: Notefull

Texto atualizado por Rebeca Fontoura