Você, mentee, ficou interessado(a) sobre o Duolingo English Test e quer saber mais sobre o teste? Acompanhe comigo!
Você talvez já deve ter ouvido falar do Duolingo — Sim, aquele aplicativo no qual pessoas do mundo todo têm a oportunidade de aprender diversos idiomas. O empenho dessa empresa em possibilitar mais o acesso à educação às pessoas é tão grande que eles decidiram criar o Duolingo English Test, um teste que dá aos estudantes um certificado de proficiência na língua inglesa e que tem ganhado cada vez mais popularidade entre as universidades americanas entre meados do final de 2016 e começando oficialmente em 2017.
Primeiramente, gostaria de dizer a você que, da mesma forma que em testes de proficiência em inglês como o TOEFL iBT e IELTS, no Duolingo você será testado nas seções de reading (leitura), listening (compreensão auditiva), writing (escrita) e speaking (fala). Contudo, há uma grande diferença. Enquanto o TOEFL iBT tem aproximadamente quatro horas de duração, o Duolingo terá, em média, apenas quarenta e cinco minutos a uma hora de duração. Bem tentador, certo? Ah, e o mais bacana de tudo: você receberá o seu resultado dentro de 48 horas!
Esse teste é uma ótima opção para você enviá-lo se não conseguir uma nota muito proveitosa (e não puder refazê-los) nos dois testes mais comuns: TOEFL e IELTS. No entanto, cabe a você verificar as notas mínimas requeridas pelas universidades que aceitam o teste. Isso pode ser feito por aqui. Quer usar o teste como uma maneira de suplementar a sua candidatura? Isso também é possível. Então, se você optar por enviar o Duolingo além do TOEFL e IELTS, você também terá essa possibilidade. Mas, por ainda ser um teste novo, o seu foco nesse teste será obter o score mais perto de 160.
Além disso, o teste é bem mais acessível financeiramente do que o TOEFL ou IELTS, por exemplo. Enquanto estes custam respectivamente 215 dólares (cerca de 800 a 880 reais) o Duolingo English Test custa 49 dólares (cerca de 230 reais). Vale mencionar que, dependendo da maneira que você esteja aplicando, poderá fazer o teste gratuitamente.
"Como pedir Fee Waiver?"
O Duolingo English Test possui meios para que os alunos de baixa renda possam fazer o teste gratuitamente. Aqui vamos te ensinar duas formas:
- A primeira é basicamente o "lema" de todo aplicante internacional. Sempre mande e-mail para as faculdades! Mantenha contato com elas e, além de demonstrar interesse, também esponha suas dificuldades, caso houver alguma. Algumas universidades dão fee waiver (isenção de taxa) para alunos com dificuldade financeira, então não custa nada tentar.
- O nosso queridinho DET também possui um espaço para conseguir isenção de taxa pelo site deles e quem pode te ajudar a conseguir é o seu counselor. Tudo o que ele precisa fazer é entrar no site do duolingo na aba "Access", esse link aqui, e clicar em "solicitar isenção de taxa". Depois, ele vai precisar preencher algumas informações sobre ele, a escola e fazer uma breve descrição do por quê o aluno precisa de isenção. Simples assim!
Mesmo com todas essas ferramentas, não é garantido que você conseguirá a isenção, afinal, eles tem um limite de isenções para dar. Mas não desanime, sempre existe outra possibilidade!
"Por que eu deveria fazer esse teste do Duolingo?"
Basicamente, você não precisará ficar horas na estrada indo para outro local fazer a prova. Você tem a oportunidade de fazer o teste na sua própria casa! Consegue imaginar isso? Sua casa é o lugar onde você se sente mais relaxado e não terá que passar pelo nervosismo de estar em algum test center. Seria apenas você no momento. Uma maravilha, né?! Mas siga bem as instruções de prova para não ter o teste cancelado.
"Quais são os conteúdos cobrados pelo teste?"
Enquanto o TOEFL, por exemplo, cobra assuntos a um nível acadêmico universitário, o Duolingo cobra assuntos do cotidiano.
Além de utilizar o link que disponibilizamos acima para fazer o simulado da prova original, que já contém diversas questões para treinar, também é válido assistir vídeos no Youtube e pesquisar na mais sobre na Internet. Existem diversos canais que podem te auxiliar a entender mais sobre o teste e a estudar os tipos de questões.
"Isso significa que o teste é mais fácil?"
Não se engane. Você pode até estar habituado a lidar com assuntos em inglês do cotidiano com um pouco mais de facilidade, mas o Duolingo é um teste difícil a sua própria maneira. O teste é contabilizado de 10 a 160 pontos. Para se tornar no mínimo competitivo para a maioria das universidades em que o Duolingo cumpre o requerimento de teste usado para demonstrar proficiência no Inglês, você deve conseguir tirar no mínimo 120 pontos ou mais. Eu, por exemplo, tive a oportunidade de obter a pontuação de 94 pontos na antiga escala do Duolingo (que ia até 100), equivalente à 135 pontos na escala atual.
Quer ter a oportunidade de saber como é o teste simulado e obter uma estimativa da sua nota? Assista o vídeo de explicação do Duolingo por aqui e clique aqui para fazer quantos testes simulados você desejar.
Assistiu o vídeo e ainda ficou com dúvidas de como conseguir uma nota alta? Algumas diretrizes:
- Faça o teste de maneira calma e preste atenção em cada detalhe;
- Tenha uma extensa bagagem de vocabulários. O teste às vezes irá cobrar palavras que não são muito utilizadas no nosso cotidiano. Quem em santa consciência usaria a palavra ubiquitous? Pois é, eu também não sei. Mas, em algum momento da minha vida, eu havia aprendido esta palavra e ela caiu no teste. Portanto, eu aconselho muito a você pelo menos saber alguns desses tipos de vocabulários mais "complexos". Você pode não utilizá-los no seu dia a dia, mas seria bom você ter esse conhecimento;
- Quando se deparar com uma dúvida específica em relação a como completar um texto do reading por conta de uma palavra difícil, pense fora da caixa. Lembre-se rapidamente de todas as palavras que você sabe com determinada inicial do alfabeto e tente encaixá-las com o texto;
- Tente fazer a maioria dos exercícios do teste por completo. Isso poderá ajudar-lhe a conseguir uma nota boa;
- Responda às perguntas da entrevista da maneira mais clara e fluída possível, afinal é o seu momento de mostrar habilidade na sua fala e lembre-se também que suas respostas poderão ser mostradas às universidades dependendo do critério de avaliação delas. Logo, dê o seu o melhor;
- Por fim, treine o máximo que você puder. Lembre-se que você mesmo poderá decidir o dia em que irá realizar o seu teste, pois após a compra do mesmo você tem até trinta dias para concluí-lo.
Para realizar o teste, você não é autorizado a fazer algumas coisas como:
- Estar em um quarto com pessoas: você precisa estar sozinho e precisa se certificar de que ninguém entrará no seu quarto;
- Suas orelhas de forma alguma podem estar tampadas com um objeto. Exemplo: chapéu, capuz, etc;
- Seu rosto precisa estar sempre visível e você não pode tirar os olhos da tela disponibilizada durante a prova;
- Não saia da janela de teste por nenhum motivo;
- Usar qualquer tipo de fones de ouvido;
- Você não pode usar qualquer material para auxiliar-lhe durante a prova, como caderno, bloco de notas ou dispositivos móveis;
- Você não pode conversar com ninguém durante a prova e eu lhe aconselho a deixar o seu celular desligado para não haver interrupções;
- Peça silêncio para sua família em casa quando você for fazer o teste, pois qualquer barulho alto externo também pode causar-lhe problemas.
Qualquer erro encontrado pelos supervisores quando eles analisarem o seu teste implicará na invalidação do mesmo, ou seja, SIGA as regras!
"Como eu irei fazer o teste então?"
Você deve usar uma webcam e microfone. Atente-se para estar visível durante todo o período da prova e que seu microfone esteja funcionando corretamente.
Para mais informações sobre o teste, acesse aqui e boa sorte!