Você, mentee, ficou interessado(a) sobre o Duolingo English Test e quer saber mais sobre o teste? Acompanhe comigo!

Você talvez já deve ter ouvido falar do Duolingo — Sim, aquele aplicativo no qual pessoas do mundo todo têm a oportunidade de aprender diversos idiomas. O empenho dessa empresa em possibilitar mais o acesso à educação às pessoas é tão grande que eles decidiram criar o Duolingo English Test, um teste que dá aos estudantes um certificado de proficiência na língua inglesa e que tem ganhado cada vez mais popularidade entre as universidades americanas entre meados do final de 2016 e começando oficialmente em 2017.

Primeiramente, gostaria de dizer a você que, da mesma forma que em testes de proficiência em inglês como o TOEFL iBT e IELTS, no Duolingo você será testado nas seções de reading (leitura), listening (compreensão auditiva), writing (escrita) e speaking (fala). Contudo, há uma grande diferença. Enquanto o TOEFL iBT tem aproximadamente quatro horas de duração, o Duolingo terá, em média, apenas quarenta e cinco minutos a uma hora de duração. Bem tentador, certo? Ah, e o mais bacana de tudo: você receberá o seu resultado dentro de 48 horas!

Além disso, o teste é bem mais acessível financeiramente do que o TOEFL ou IELTS, por exemplo. Enquanto estes custam respectivamente 215 dólares (cerca de 800 a 880 reais) o Duolingo English Test custa 49 dólares (cerca de 230 reais). Vale mencionar que, dependendo da maneira que você esteja aplicando, poderá fazer o teste gratuitamente. Saiba mais por aqui.

Esse teste é uma ótima opção para você enviá-lo se não conseguir uma nota muito proveitosa (e não puder refazê-los) nos dois testes mais comuns: TOEFL e IELTS. No entanto, cabe a você verificar as notas mínimas requeridas pelas universidades que aceitam o teste. Isso pode ser feito por aqui. Quer usar o teste como uma maneira de suplementar a sua candidatura? Isso também é possível. Então, se você optar por enviar o Duolingo além do TOEFL e IELTS, você também terá essa possibilidade. Mas, por ainda ser um teste novo, o seu foco nesse teste será obter o score mais perto de 160.

"Por que eu deveria fazer esse teste do Duolingo?"

Basicamente, você não precisará ficar horas na estrada indo para outro local fazer a prova. Você tem a oportunidade de fazer o teste na sua própria casa! Consegue imaginar isso? Sua casa é o lugar onde você se sente mais relaxado e não terá que passar pelo nervosismo de estar em algum test center. Seria apenas você no momento. Uma maravilha, né?! Mas siga bem as instruções de prova para não ter o teste cancelado.

"Quais são os conteúdos cobrados pelo teste?"

Enquanto o TOEFL, por exemplo, cobra assuntos a um nível acadêmico universitário, o Duolingo cobra assuntos do cotidiano.

"Isso significa que o teste é mais fácil?"

Não se engane. Você pode até estar habituado a lidar com assuntos em inglês do cotidiano com um pouco mais de facilidade, mas o Duolingo é um teste difícil a sua própria maneira. O teste é contabilizado de 10 a 160 pontos. Para se tornar no mínimo competitivo para a maioria das universidades em que o Duolingo cumpre o requerimento de teste usado para demonstrar proficiência no Inglês, você deve conseguir tirar no mínimo 120 pontos ou mais. Eu, por exemplo, tive a oportunidade de obter a pontuação de 94 pontos na antiga escala do Duolingo (que ia até 100), equivalente à 135 pontos na escala atual.

Quer ter a oportunidade de saber como é o teste simulado e obter uma estimativa da sua nota? Assista o vídeo de explicação do Duolingo por aqui e clique aqui para fazer quantos testes simulados você desejar.

Assistiu o vídeo e ainda ficou com dúvidas de como conseguir uma nota alta? Algumas diretrizes:

  • Faça o teste de maneira calma e preste atenção em cada detalhe;
  • Tenha uma extensa bagagem de vocabulários. O teste às vezes irá cobrar palavras que não são muito utilizadas no nosso cotidiano. Quem em santa consciência usaria a palavra ubiquitous? Pois é, eu também não sei. Mas, em algum momento da minha vida, eu havia aprendido esta palavra e ela caiu no teste. Portanto, eu aconselho muito a você pelo menos saber alguns desses tipos de vocabulários mais "complexos". Você pode não utilizá-los no seu dia a dia, mas seria bom você ter esse conhecimento;
  • Quando se deparar com uma dúvida específica em relação a como completar um texto do reading por conta de uma palavra difícil, pense fora da caixa. Lembre-se rapidamente de todas as palavras que você sabe com determinada inicial do alfabeto e tente encaixá-las com o texto;
  • Tente fazer a maioria dos exercícios do teste por completo. Isso poderá ajudar-lhe a conseguir uma nota boa;
  • Responda às perguntas da entrevista da maneira mais clara e fluída possível, afinal é o seu momento de mostrar habilidade na sua fala e lembre-se também que suas respostas poderão ser mostradas às universidades dependendo do critério de avaliação delas. Logo, dê o seu o melhor;
  • Por fim, treine o máximo que você puder. Lembre-se que você mesmo poderá decidir o dia em que irá realizar o seu teste, pois após a compra do mesmo você tem até trinta dias para concluí-lo.

Para realizar o teste, você não é autorizado a fazer algumas coisas como:

  • Estar em um quarto com pessoas: você precisa estar sozinho e precisa se certificar de que ninguém entrará no seu quarto;
  • Suas orelhas de forma alguma podem estar tampadas com um objeto. Exemplo: chapéu, capuz, etc;
  • Seu rosto precisa estar sempre visível e você não pode tirar os olhos da tela disponibilizada durante a prova;
  • Não saia da janela de teste por nenhum motivo;
  • Usar qualquer tipo de fones de ouvido;
  • Você não pode usar qualquer material para auxiliar-lhe durante a prova, como caderno, bloco de notas ou dispositivos móveis;
  • Você não pode conversar com ninguém durante a prova e eu lhe aconselho a deixar o seu celular desligado para não haver interrupções;
  • Peça silêncio para sua família em casa quando você for fazer o teste, pois qualquer barulho alto externo também pode causar-lhe problemas.

Qualquer erro encontrado pelos supervisores quando eles analisarem o seu teste implicará na invalidação do mesmo, ou seja, SIGA as regras!

"Como eu irei fazer o teste então?"

Você deve usar uma webcam e microfone. Atente-se para estar visível durante todo o período da prova e que seu microfone esteja funcionando corretamente.

Para mais informações sobre o teste, acesse aqui e boa sorte!