Olá Mentee,

Meu nome é Luisa Alves Escosteguy e em 2018 eu participei do meu segundo summer program: o Stanford Pre-Collegiate Summer Institutes, no curso de Number Theory. Dessa vez, foram três semanas em Stanford University, aprendendo o que eu mais gosto: matemática. Assim como em Yale University, estudei muito, conheci pessoas surpreendentes e me encantei ainda mais com a matemática. Nesse artigo, eu irei contar o que é o programa, como foi minha experiência e como você pode fazer para participar também.

Obs.: Para guiar você no application do programa, vou incluir trechos do arquivo "SPCS - Stanford Pre-Collegiate Summer Studies: Summer Institutes - Guia para aplicantes brasileiros", elaborado por
Peterson Haas, Daniel Verdi do Amarante, Diogo Guerra e Sofia Netto, com contribuições de Catharine Jacobsen Herrera, João Fray e Melissa Oliveira. O PDF estará disponível na íntegra no final do artigo.

O Que É?

O SPCS é um programa de verão de três semanas na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, para estudantes de Ensino Médio do mundo todo. É um programa residencial, ou seja, os estudantes moram nas dependências da universidade e se envolvem em um estudo intensivo de uma matéria. Os participantes também se beneficiam de diversas atividades extraclasses com o espírito recreativo durante o verão americano, como viagens, festas, saídas de campo, tour pela universidade, fogueira e marshmallows.

Como Funciona

No momento da candidatura, o estudante escolhe alguns cursos em ordem de preferência. Estes variam um pouco de ano para ano, mas estou colocando alguns de 2020 para dar uma ideia:

  • Particle Physics
  • Legal Studies
  • Social Psychology
  • International Relations: The Ethics of War
  • Social Media, Digital News, and Modern Politics
  • Materials Science and Engineering
  • Business and Entrepreneurship
  • Investigations in Bioscience: Developing New Surgical Technology

Confira a lista completa no catálogo de cursos.

O programa se divide em duas sessões, as quais acontecem em datas diferentes durante o verão americano. Alguns cursos ocorrem somente na primeira sessão e outros somente na segunda, porém existem aqueles que ocorrem em ambas. É possível aplicar para as duas sessões, mas você poderá participar apenas de uma.

  • Session 1: 22 de junho de 2020 a 10 de julho de 2020
  • Session 2: 13 de julho de 2020 a 31 de agosto de 2020

Dia a Dia no SPCS

As aulas iniciam às 9:00 e o participante tem total liberdade para organizar sua rotina antes da aula, caso queira se exercitar, tomar café da manhã ou visitar locais da universidade. As aulas duram, em média, 2:30 horas, com o almoço logo após. Em seguida, às 12:30, ocorre a sessão de estudos monitorada pelos Teacher Assistants (TAs), em que os estudantes realizam as atividades deixadas diariamente pelo professor, as quais podem ser leituras, discussões, ou até mesmo trabalhos sobre seus projetos. Após, há um intervalo em que são fornecidos lanches. Às 16:00 horas, as atividades recreativas iniciam-se, nas quais cada participante indica no início da semana a sua preferência, que pode incluir esportes, lazer e cultura. Ao final, há um tempo livre até às 21:30 ou alguma atividade especial. À noite, cada casa (cluster) se reúne para descontrair e os coordenadores passam as informações dos próximos dias.

Minha Experiência

O curso que eu escolhi foi Number Theory. Eu amei o curso, minha turma tinha um pouco menos de 20 alunos. De manhã, tínhamos aula de teoria com o professor (ótimo, por sinal) e de tarde estudávamos com a apostila que recebemos no primeiro dia. Começamos com provas por indução e contradição e fomos até o último teorema de Fermat, cobrindo muitos tópicos que eu nunca tinha ouvido falar, todos muito interessantes e divertidos. Na sessão da tarde, tínhamos que resolver problemas dos capítulos que estudamos na parte da manhã. Dava para resolver os exercícios sozinhos, em duplas ou grupos e, caso surgissem dúvidas, tínhamos três monitores à disposição. No final da aula, precisávamos entregar individualmente um ou dois problemas que nos deixaram mais orgulhosos do nosso trabalho; estes eram corrigidos e recebíamos umfeedback na próxima tarde. No último dia, apresentamos um projeto; o meu trio fez sobre o "Lagrange's Four Square Theorem and Quaternions".

Requisitos

  • Idade: Ter no máximo 18 anos no dia do programa.
  • Fluência em inglês: Todas as atividades do programa são em inglês. Você terá aulas das 9:00 até as 15:30 (com um intervalo para o almoço) com conteúdos avançados, então é muito importante dominar o inglês para não "boiar" na aula!
  • Série no ensino médio/fundamental: Alguns cursos são para séries específicas do ensino médio ou mesmo do ensino fundamental. Por exemplo: em Number Theory, só podem participar estudantes que estejam cursando as últimas duas séries do Ensino Médio.
  • Experiência prévia: Alguns cursos requerem que o candidato tenha algum tipo de conhecimento prévio sobre o assunto; por exemplo, Quantum Mechanics requer que você tenha tido aulas de cálculo. Porém, se você explicar a situação, esses requesitos podem ser"waived", já que eles entendem que no Brasil não temos "Cálculo" no nosso currículo do Ensino Médio. Assim, você que participou do programa Mentores da OBMEP em um curso de cálculo poderá escrever isso no application e ainda ser considerado no processo. A maioria dos cursos de matemática requerem que você resolva um problem set junto do application, assim eles podem avaliar melhor se você está preparado para o conteúdo que irá ser abordado no programa. Alguns cursos de humanas também pedem work samples para avaliar a sua capacidade de escrita e análise.

Application

  • Dados gerais;
  • Histórico escolar;
  • Premiações;
  • Atividades extracurriculares;
  • Essays;
  • Cartas de recomendação de professores;
  • Notas de testes padronizados como SAT, ACT, TOEFL, exames de Cambridge; [opcional]
  • Documentos para ajuda financeira; [se necessário]
  • US$65,00 application fee ou submeter um fee waiver caso esse valor seja alto para sua família.

Quanto custa o programa? Tem bolsa?

O programa custa 7.500 dólares, mas existem bolsas, inclusive para estudantes internacionais. As bolsas são baseadas em necessidade financeira e, portanto, é necessário enviar documentos financeiros para que sua condição seja analisada. Existem bolsas parciais e integrais. Salienta-se que a requisição de bolsa não diminui as chances de ser aprovado, visto que ela é analisada após a admissão do participante. Dessa forma, o resultado da bolsa é revelado, por e-mail, após uma semana do resultado de aprovação.

O valor do curso (e, consequentemente, as bolsas) inclui as aulas, a acomodação, alimentação, materiais necessários para as aulas, transporte do aeroporto para a universidade, e até viagens (alguns cursos fazem viagens de estudo para museus, empresas do Vale do Silício, laboratórios, florestas, Palo Alto, San Francisco e praia).

Segundo o website do programa,

"O orçamento para ajuda financeira é limitado e normalmente temos uma demanda maior por ajuda financeira do que podemos acomodar. Encorajamos todas as famílias que ganham menos de US$ 60.000 por ano a solicitar ajuda. Se a sua família estiver acima dessa faixa, você ainda pode se inscrever, mas deve incluir uma carta suplementar esclarecendo a situação da sua família na sua inscrição".

É importante notar que existem outros custos além dos cobertos pelas bolsas, como emissão de passaporte e visto, passagens aéreas e seguro saúde. Mas não se preocupe, muitos dos brasileiros aprovados não tinham como arcar com esses custos e fizeram campanhas para arrecadar o dinheiro necessário.

SCPS Mentorship

Para te ajudar no processo de application, você pode contar com a SCPS Mentorship, uma iniciativa criada por um grupo de brasileiros aprovados no SPCS, com o objetivo de levar cada vez mais brasileiros a serem aceitos no programa. A mentoria é feita num modelo aberto, com grupo no Facebook Whatsapp para todos os applicants brasileiros tirarem suas dúvidas. Não perca essa oportunidade!