Começou o application agora e quer saber como vai ganhar sua bolsa de estudos? Melhor continuar esta leitura!

O Financial Aid, ao pé da letra, significa ajuda financeira, ou seja, dinheiro que vai ser destinado a pagar por sua educação. Possivelmente, você já sabe disso e quer entender mais sobre o assunto. Então, vamos explicar como se dá o processo para ganhar sua bolsa, desde o mais básico até algumas coisas mais específicas. Afinal, que belo dia para ganhar milhares de dólares e curtir sua graduação, não? Valos lá!

Quem oferece bolsas?

Para começar, no caso de alunos internacionais, existem praticamente 2 empregadores de bolsas que merecem destaque. O primeiro se refere às instituições privadas, que, geralmente, oferecem bolsas relativamente baixas comparadas ao preço total do ano universitário, porém existem outras ofertas que podem ser encontradas em diversos sites, como do Scholarship Portal ou Scholarship.com. Além dessas, a BRASA e a Fundação Estudar oferecem bolsas com processos seletivos bem concorridos. 

O último, que também é o que nos mais interessa, trata-se das próprias instituições educacionais. Logo, existem distinções entre as políticas das universidades para oferecerem bolsas. Devido a isso, essa parte do artigo vai ser de extrema importância na hora de montar sua college list, pois aqui você distinguirá as suas possibilidades. Aproveitando a deixa, se quiser saber mais sobre a college list, basta clicar aqui.  Portanto, seguem alguns termos importantes que vão te ajudar na hora do seu planejamento:

  • Endowment

É o termo referente à riqueza da universidade, acumulada de diversos até milhares de fundos. Esse valor serve para custear o funcionamento da instituição, pagando serviços, professores, tecnologia, pesquisas e também as bolsas. Por isso, faculdades com maior endowment, geralmente, têm maior quantia para ser distribuída como financial aid.

  • Need-blind e Need-aware

O primeiro significa que a universidade não considera sua condição financeira na hora de aceitar sua candidatura, contando também com os casos mais raros, somente Harvard, Princeton, Yale, MIT e Amherst fazem parte desse grupo. Já a segunda, levará em conta sua condição financeira. Portanto, sendo a faculdade need-aware, dificulta a sua aceitação à medida que precisa de maior quantidade de ajuda.

  • Full need met e “gapping”

O primeiro termo refere-se às universidades que, uma vez aceito o candidato, compromete-se a atender todas as necessidades financeiras dele. Já “gapping” trata-se de um termo mais informal para faculdades que não se comprometem totalmente com o candidato aceito. Consequentemente, você pode ser aceito na faculdade e não receber ajuda, ou um valor insuficiente para atender à instituição. Geralmente, as universidades praticantes de “gapping” têm um valor mais limitado para distribuir bolsas, restando oferecer maior valor para os candidatos que mais lhe interessam.

Por conseguinte, esses termos podem ser misturar, tendo faculdades need-blind com full need met, need-aware com full need met, e assim por diante. Logo, para quem precisa de grandes quantidades de bolsa, uma universidade full need met faz muito mais sentido do que uma “gapping”, por exemplo. Então, atente-se a essas informações para montar sua college list também.

  • Cost of attendance, Demonstrated need e Net price

O primeiro é o custo total de um aluno na instituição, incluindo anuidade, alimentação, moradia, livros, transporte, entre outros. O segundo constitui o valor da sua necessidade financeira, ou seja, o valor mínimo que a universidade precisaria te conceder para  atendê-la tranquilamente. O último é o valor a ser pago depois de recebida o valor da sua ajuda financeira. Por exemplo:

Quais os tipos de bolsas?

De antemão, vale destacar que existem 2 divisões de bolsas: need-based e merit-based.
A primeira trata-se das bolsas baseadas na necessidade do aluno, ou seja, elas são concedidas na para aqueles que precisam de mais ajuda. Já a segunda, baseia-se no mérito, que abrange uma quantidade enorme de possibilidades: esportes, olimpíadas, música, teatro, desempenho escolar, desempenho nos testes, liderança, trabalho voluntário, entre muitos outros.

Agora que conhece essa divisão, existem algumas maneiras como o financial aid pode ser distribuído:

  • Scholarships

Tratam-se de quantias ganhas, geralmente, por habilidades ou características únicas, possivelmente ganhas por merit-based aid. Ademais, existem várias instituições privadas, avulsas da universidade, que oferecem esse tipo de bolsa. É comum também existirem um processo de candidatura para receber essas bolsas, pedindo essays, por exemplo.

  • Grants

É aquilo que todos querem, bolsa concedida pela universidade para atendê-la, na maioria dos casos, por need-based aid, ou seja, ganhará ajuda simplesmente por precisar.

  • Loans

Constitui-se em empréstimos feitos pela universidade ou por instituições privadas para pagar sua educação. Majoritariamente, este vai completar o valor da sua demonstrated need para que possa atender à faculdade. Ademais, esse é o único caso em que precisará pagar posteriormente pelo financial aid. Nos outros tipos de bolsas, não existe uma devolução do valor recebido ou algo do tipo.

  • Work-Study

Ao pé da letra, a universidade pode te oferecer um trabalho de meio-período no campus para te ajuda a cobrir suas próprias despesas. Existe uma grande variedade de locais para trabalhar, além do valor recebido variar de acordo com o trabalho. Por fim, as faculdades costumam perguntar se pretende usar o programa durante o seu application também.

Como aplicar para bolsa?

Enquanto estiver efetuando o seu application, é importante providenciar alguns documentos que deverão ser usados para preencher diversos detalhes da condição financeira da sua família, como o imposto de renda, investimentos no banco, entre outros à medida que pedidos.

Cronologicamente falando, por exemplo, em um primeiro momento estará trabalhando no Common App ou Coalition preenchendo todos os tipos de informações que te requisitam. Após terminar de realizar todas as etapas desses sites e aplicar para as universidades, elas te mandam um link para criar sua conta no portal de acesso do site delas. Lá haverá o Application Checklist em cada site, onde mostrarão o que falta para completar sua candidatura, e é aí que entra o Financial Aid Application, que constitui, basicamente, numa candidatura optativa, pois existem pessoas que não precisam desse. Lembrando que, muitas vezes, a deadline para aplicar e a deadline para aplicar para financial aid são diferentes! Na maioria das vezes, mais tarde comparada à deadline da regular decision. Já no caso de early decision ou early action, mais cedo do que a deadline para financial aid da regular decision.

Agora, as faculdades exigirão diversos formulários e documentos, podendo ser comuns a várias universidades, ou específicos de cada uma. Portanto, atente-se previamente às exigências de cada uma através do site delas. Dentre as mais comuns, estão as seguintes:

  • Tax Return

Nosso famoso imposto de renda (IR). Muitas universidades vão pedir um imposto de renda traduzido e certificado para verificar a autenticidade das informações dos outros formulários. Para isso, a Education USA costuma cobrar um valor baixo, comparada aos outros tradutores, para documentos do application. De qualquer forma, este é praticamente obrigatório, pois será usado para preencher todos os outros forms devido à grande quantidade de informação. Ademais, pode ser pedido o IR de empresas, propriedades, fazendas, entre outros, caso tenha.

Muitas vezes, a tradução e certificação deste fica muito cara para os mais necessitados. Por isso, existem pessoas que traduzem por conta própria ou pegam um IR traduzido para somente preencher com valores. Porém, se for o seu caso, SEMPRE pergunte à universidade se tem a autorização para fazer isso, explicando a sua situação financeira e garantindo que não haverá futuros problemas.

  • International Student Financial Aid Application (ISFAA)

Este é um formulário de normalmente 5 páginas. Geralmente, deve ser impresso, preenchido e em seguida escaneado para mandar gratuitamente. Os próprios sites da universidade fornecem o form e também vai ser preenchido majoritariamente pelas informações do IR. Para entender melhor do que se trata, fizemos um artigo para ajudar nesse formulário. Veja aqui!

  • CSS Profile

É um formulário online que custa $26 para uma faculdade e $15 de adicional para cada uma. Muitas universidades preferem esse por ser o mais completo, mas oferecem também o ISFAA como alternativa para quem precisar, justamente por ser caro. Já em outros casos, se o site não mostra alternativas para esse, pode-se contactar a faculdade para procurar por uma.

Aliás, sendo o mais complexo de todos, costuma dar muito trabalho e deixar todos perdidos. Então, decidimos fazer mais um artigo para ajudar com o preenchimento. Só clicar aqui!

  • International Student Certification of Finances (ISCOF ou COF)

Este form cobra principalmente os fundos, investimentos, poupanças e patrocinadores que podem arcar com suas despesas fora do país. Lembrando que, caso tiver algum desses, será necessária a assinatura do representante, por exemplo, do banco, do patrocinador, ou dos seus responsáveis.

  • Institutional Documentation Service (IDOC)

Feito online e de forma gratuita, o IDOC serve para fazer upload de documentos financeiros pedidos durante o application, sendo distribuídos para as faculdades as quais aplicou para financial aid através do CSS Profile. Contudo, esse costuma ser necessário somente aos candidatos estadunidenses, devido ao tipo de documentação. Como a de candidatos internacionais costuma ser diferente, vai depender de cada faculdade.

  • Passport e ID

Algumas universidades vão pedir previamente o seu passaporte (caso já tiver), RG, ou algum outro documento provando seu registro nacional.

Agora que terminou de fazer tudo que precisava para completar seu application, meu querido mentee, é só relaxar, compartilhar com seus amigos o SuperMentor, esperar e ficar muito ansioso pela sua aprovação!

Obrigado pela leitura e volte sempre!

Atenciosamente, Gabriel.