"SAT Reasoning test? Nunca nem vi"

Se você "nunca nem viu" esse nome, não se preocupe! We got your back! Vamos te ajudar!

Uma parte do holístico processo de application para universidades americanas é composta pelos chamados standardized tests. Embora muitas pessoas pensem que esses exames são a parte mais importante da sua admissão, é vital avisá-los que as diferentes instituições de ensino superior irão avaliar os applications de formas distintas. Na universidade A, os resultados dos testes podem ser mais levados em conta que na universidade B. Entretanto, notas altas nesses admission tests podem ser uma poderosa ferramenta para fazer seu application brilhar. Entre os vários exames existentes, os mais utilizados pelas unis para a admissão são o ACT e o SAT. Se você gostaria de saber mais sobre as diferenças entre os dois, acesse esta matéria.

Chega de introdução e vamos entender mais sobre o teste!

O Teste

O SAT (Scholastic Aptitude Test) é uma prova administrada pelo College Board. O teste é dividido em quatro seções obrigatórias (ReadingWriting and LanguageMath – No Calculator; e Math – Calculator) e uma redação (essay, como vocês vão se acostumar a chamar daqui em diante) opcional.

Tão importante quanto dominar as matérias necessárias para o teste é se acostumar com o tempo disponível à resolução dele. No total, a prova tem aproximadamente três horas, mais intervalos após a seção de Reading (10 minutos) e Math - No calculator (5 minutos). Se o aplicante resolver fazer a essay, entretanto, esse tempo de prova vai para aproximadamente quatro horas. Consequentemente, mais um intervalo (2 minutos) será incluído após a última seção obrigatória e antes da essay. Vale ressaltar que o tempo de uma section deverá ser usado para sua resolução apenas. Portanto, caso você acabe uma das partes da prova antes do tempo, você não poderá passar para a próxima ou voltar para a anterior. Use esse período para ter certeza que você marcou todos as alternativas corretas.

Agora que você já sabe o tempo total do exame, que tal dar uma olhada no tempo disponível para cada seção?

SeçãoNúmero de QuestõesTempo TotalTempo por Questão
Reading52 (5 passages)65 minutos75 segundos (13 minutos por passage)
Writing and Language4435 minutos+/- 47,7 segundos
Math - No Calculator2025 minutos75 segundos
Math - Calculator3855 minutos+/- 86,8 segundos
Essay (Optional)150 minutos50 minutos

Nessa tabela, é importante que você tenha sempre em mente o tempo médio que você deverá usar para fazer cada questão. Se notarem que estão demorando mais do que o tempo médio, é recomendado que vocês skip (pulem) a questão e voltem a ela no final da seção. Saibam que os erros apenas não serão pontuado: vocês não serão penalizados se errarem uma questão. Destarte, não deixem questões em branco!

Reading - 52 questões, 65 minutos

Nesta section, você, basicamente, terá de ler textos e responder questões de múltipla escolha sobre algumas competências como:

  • Vocabulário; Basicamente existirá uma referência a certa palavra que está no texto e perguntará qual das palavras nas alternativas tem o significado mais próximo da que está na passage (texto).
  • Encontrar a ideia principal; Geralmente, a questão pedirá que você diga a ideia principal de um determinado parágrafo ou do texto inteiro. Para isso, é importante que você tenha conseguido obter um bom entendimento do que é ideia principal e do que é detalhe.
  • Localizar evidências na passagem para respostas; As questões que cobram que você localize evidências normalmente pedem que você diga em que trecho do texto você encontrou uma evidência que justifique sua resposta da questão anterior. Se você não souber a resposta da questão que é justificada pela evidência, dê uma olhada em todos os trechos que dão os motivos nas alternativas e, cruzando as duas questões, você encontrará as respostas.
  • Interpretar gráficos ou tabelas. Se houver um gráfico ou tabela no fim do texto, esses dados são relacionados ao conteúdo do texto e a questão pedirá que você faça uma interpretação das informações desse gráfico ou tabela.

Para ir bem nesta section, você deve sempre cronometrar seus simulados. Embora 65 minutos pareça muito tempo, lembre-se de que você terá de ler vários textos e, para isso, precisará de tempo.

Um exemplo de questão:

Fonte: Jacob’s room de Virginia Woolf. Domínio Público.

Writing and Language - 44 questões, 35 minutos

Nesta parte da prova, você encontrará textos com partes sublinhadas e números que indicarão trechos sobre os quais as questões perguntarão. Nesta section, você responderá principalmente perguntas relacionadas à gramática e estilos de escrita. Pense como se você fosse o editor de um livro. Aqui, você terá de tornar o texto claro, conciso, completo e coerente.

Geralmente, nas provas brasileiras que estamos acostumados a fazer, a opção "N.D.A" quase nunca é a resposta correta. No SAT, porém, a alternativa "No change", ou "sem alteração" é uma resposta legítima. Portanto, a verdade é que se não houver erros no trecho sublinhado, você não precisa modificar nada. Para essa section, é necessário que você conheça algumas regras de gramática do inglês. Algumas das regras mais cobradas nessa seção incluem, mas não estão restritas a:

  • Concordância do verbo e sujeito; É importante que o verbo concorde com o sujeito. Verifique qual pessoa do discurso o sujeito representa e, então utilize a conjugação verbal correta para aquela pessoa verbal.
  • Pontuação; Outro tópico recorrente na parte de Writing and Language do SAT é pontuação. Aprenda algumas regras de vírgula ( , ), dois-pontos ( : ), ponto e vírgula ( ; ), ponto final ( . ) e outros; assim, você estará preparado para arrasar nessa parte.
  • Concordância de pronomes; Essa concordância é parecida com a concordância verbo-sujeito. Nesse caso, porém, você precisa prestar atenção no substantivo e no pronome que o retoma. Marque a alternativa em que eles concordem.

Para ir bem nessa section, você deve ser rápido. Com apenas 35 minutos para responder 44 questões, você tem menos de 1 minuto para responder cada questão. Portanto, é crucial que você faça vários simulados cronometrados para aprender as melhores técnicas de gerenciamento de tempo. Vale ressaltar que você não precisa ler as passages por completo para começar a responder. O ideal é que você vá lendo e, à medida que os trechos marcados forem aparecendo, você responda as questões.

Para que vocês possam ter uma ideia de como funciona essa section, olhem essa questão:

Trecho disponível em: https://ghr.nlm.nih.gov/primer/genomicresearch/genomeediting.

Math

A matemática cobrada no SAT é dividida em duas seções. Na primeira delas, você não poderá utilizar qualquer tipo de calculadora. Na segunda, porém, você poderá utilizar qualquer calculadora de quatro operações (não recomendado), qualquer calculadora científica, e algumas calculadoras gráficas. No site do College Board, você encontra uma lista com as calculadoras permitidas.

No dia da prova, você deve ter certeza que sua calculadora está funcionando. Se possível, leve baterias de reserva. O test center não lhe oferecerá calculadoras extras e não permitirá o compartilhamento de materiais entre os test takers.

A matemática do SAT é bastante straightforward. Você não irá encontrar questões com comandos muito complexos ou que exigem uma série de passos para que se encontre a resposta. Mas não é por isso que ela não será desafiadora. O tempo é o problema nesse tipo de prova. Ademais, as questões podem ser um pouco tricky. Portanto, lembre-se de sublinhar o que a pergunta pede. Dessa forma, você não cai na tentação de calcular algo que não é pedido.

As competências cobradas no SAT Math e alguns dos tópicos que elas possuem são:

  • Heart of Algebra;Equações lineares, gráficos e inequações.
  • Passport to Advanced Math; eFunções, equações do segundo grau, polinômios, gráficos. No geral, funções não lineares.
  • Problem Solving and Data Analysis.Unidades, razões, tabelas, gráficos, inferência de dados, interpretação de dados.

Para saber todas as competências e tópicos cobrados em Math, veja essa matéria.

No Calculator - 20 questões, 25 minutos

Aqui, você terá 15 questões de múltipla escolha e 5 questões abertas. Antes de ver as questões abertas, você terá informações sobre como respondê-las na folha de respostas.

Um exemplo de questão fechada de Math:

Calculator - 38 questões e 55 minutos

Nessa section, você terá 30 questões fechadas e 8 abertas. Da mesma maneira da seção passada, você encontrará uma folha com instruções para inserir as respostas abertas na answer sheet (folha de respostas) antes de encontrar as questões referidas.

No nosso dia a dia, não utilizamos a calculadora para operações básicas. Entretanto, utilize essa ferramenta a seu favor. Aqui, você pode fazer uso de uma calculadora. Se você pode ganhar tempo utilizando-a para cálculos simples, do it!

Exemplo de questão aberta:

Essay - 50 minutos

Acostumados a escrever textos dissertativos argumentativos para os mais concorridos vestibulares brasileiros, podemos nos surpreender ao darmos de cara com o prompt (comando) de redação do SAT pela primeira vez. No entanto, é justamente para evitar essa situação que você está lendo este artigo.

Ao invés de sentar na cadeira para elaborar um texto que defenda o seu ponto de vista usando diversos argumentos e um grande repertório sociocultural, você encontrará o texto pronto e produzirá uma análise sobre ele. Para isso, é importante que você leia a passagem com uma atenção especial, com o intuito de identificar como o autor construiu sua argumentação para sustentar uma linha de pensamento.

prompt pede que você escreva uma essay em que explique como o autor constrói um argumento para convencer o leitor acerca de sua tese. Ele também requer que você analise o uso de métodos que ajudem no convencimento e na lógica do argumento. É importante que você foque nas partes mais importantes do texto.

Quando estiver lendo o texto apresentado nessa seção, procure evidências que mostrem as técnicas estilísticas e de persuasãoque o autor faz uso para convencer o leitor acerca do ponto de vista que o escritor defende.

A sua essay deverá cumprir três critérios: ReadingAnalysis Writing.

O critério Reading verifica se sua redação demonstra que você fez uma leitura satisfatória do texto-base, entendeu sua ideia principal e como os outros detalhes se correlacionam, interpretou corretamente o texto-base e utilizou partes dele na sua essay.

O critério Analysis observa se você conseguiu, no seu texto, fazer uma análise completa do texto-base. Aqui, é vital que você tenha impresso, na sua escrita, os argumentos mais importantes que o autor utilizou e as evidências utilizadas por ele para fortalecer esses argumentos. Também é crucial que você analise no seu texto apenas as partes do texto-base que são realmente necessárias para convencer o leitor de um certo ponto de vista.

Na parte de Writing, será levado em conta se a sua essay está coesa, gramaticalmente correta e bem estruturada. Não esqueça de variar as estruturas das suas frases, introduzir e concluir seu texto de forma satisfatória, demonstrar uma boa progressão de ideias e utilizar a variável padrão do inglês.

Também não se esqueça que, nessa parte da prova, uma letra legível é essencial para que a sua nota seja a mais fair possível, sem desconsiderações de trechos incompreensíveis ao avaliador!

Como funciona a pontuação

É importantíssimo que você saiba como funciona o sistema de pontuação do SAT. Geralmente, no Ensino Médio, as notas que recebemos em provas podem ser calculadas de maneira bem simples: cada acerto equivale a uma quantidade fixa de pontos. No SAT, no entanto, não é assim que ocorre.

O teste sobre o qual este artigo versa possui uma pontuação que está no intervalo de 400–1600. A nota total é o resultado da soma da nota de Evidence-Based Writing and Reading (200—800) e da nota de Math (200—800). Olhe a tabela abaixo (para cada data do SAT, a tabela irá mudar):

No SAT, a quantidade de questões corretas que você obtiver em cada parte da prova será a sua raw score. Com base nessas scores você conseguirá calcular sua nota final. Para descobrir sua nota de Evidence-Based Writing and Reading (EBWR), você contará seu número de acertos em Reading, sua raw score de Reading, e seu número de acertos em Writing and Language, sua raw score de Writing and Language. Depois, você olhará a tabela de conversão e converterá essas scores para uma nota de 10—40 para cada uma dessas duas sections. Agora, você vai somar essas scores de 10—40 e terá um resultado que irá de 20—80. Multiplique por 10 e você terá sua nota de EBWR.

Vamos supor que alguém acertou 25 questões no Reading e 41 em Writing and Language. Nesse caso, utilizando a tabela, a nota do Reading ficou 25 e a de Writing and Language ficou 37. Somando as duas notas, teremos 62. Para calcular a nota de EBWR, multiplique essa pontuação por 10. Como resultado, teremos 620.

Para calcular a nota de Matemática, apenas transforme a sua raw score diretamente para a nota de Math. Se a mesma pessoa acertou 56 questões em matemática, sua nota de Math ficará 780.

A nota final do SAT dessa pessoa ficará 1400 (620 + 780).

Vale afirmar que sua nota no SAT nunca será afetada pelo desempenho das outras pessoas que fizerem a data na mesma data que você. Algumas pessoas disseminam erroneamente a ideia de que o SAT possui uma curva e, assim, dependendo da quantidade de acertos dos test takers de uma determinada data, sua nota pode ser maior ou menor. O College Board (empresa que administra o teste) afirma que não possui nenhum tipo de curva, mas sim um "equating process". Assim, um determinado SAT será pontuado de acordo com sua dificuldade para que se tenha a certeza de que não exista uma "data mais fácil para fazer a prova". Dessa forma, por exemplo, tirar 1530 na data X será tão difícil quanto tirar 1530 na data Y.

Se você deseja saber qual seria uma boa nota para ter um application competitivo, leia este outro artigo.

Quanto à nota da sua redação (essay), ela funciona de forma diferente, e não entra na composição da sua nota do SAT. A sua essay será corrigida de acordo com três critérios: Reading, Analysis, and Writing.

Para compor a nota da sua redação, dois corretores irão analisá-la e darão pontuações de 1—4 em cada um dos três critérios. Sua nota será a soma das pontuações de cada um dos critérios. Dessa forma, a nota mínima que você pode obter é 6 e, a máxima, 24.

No dia da prova

  1. Chegue com antecedência no seu test center. Afinal você não quer ser barrado, não é mesmo?
  2. Esteja carregando sua identidade ou passaporte e seu SAT Admission Ticket.
  3. Não esqueça dos seus lápis Nº2 (também conhecidos como HB) com borracha.
  4. Coma bem no dia da prova. Cuidado para não ter um café da manhã muito diferente do que você está acostumado, afinal, não é legal correr o risco de ter dor de barriga no meio do teste.
  5. Tente ler algo antes da prova para ativar o seu cérebro (uma notícia em inglês, por exemplo).
  6. Se possível, leve um relógio digital do tipo cronômetro ou um que tenha a função contagem regressiva. Assim, você conseguirá administrar seu tempo de prova de uma forma mais eficaz. É imprescindível que esse relógio não produza nenhum tipo de som ou beep.

Estudando para o SAT

Embora seria muito útil, não existe uma fórmula única que vai fazer você ir bem no teste. Entretanto, algo que vai fazer você tirar notas altas em qualquer prova é o seu comprometimento. De certa forma, ser um aluno internacional coloca você em uma posição não privilegiada, em virtude de os alunos americanos já estudarem para o SAT na escola, o que é muito incomum no Brasil. Destarte, você deve dar o seu melhor para garantir um bom desempenho nesse exame.

Se você tiver um grupo de amigos que também estão passando pelo processo de application, sugiro que vocês se ajudem bastante. Preparar-se para entrar em universidades americanas pode parecer bastante solitário. O apoio de outras pessoas passando pelos mesmos procedimentos o ajudará a ser bem sucedido. Minha sugestão é que vocês compartilhem suas rotinas de estudo e sempre chequem o progresso dos outros, para garantir que todo o grupo está caminhando em direção à sua melhoria.

Estudar sozinho também pode ser um processo satisfatório para vários. É importante, no entanto, que você seja ainda mais comprometido, pois quem cobrará seu progresso é você mesmo.

Estabeleça metas. Um exemplo é definir qual aumento na pontuação você precisa para entrar na sua universidade desejada. Com essa nota em mente, faça um simulado e veja qual a sua pontuação. Veja quantos simulados você ainda tomará. Assim, planeje qual o aumento de nota que você gostaria de ter a cada simulado.

Mais importante do que querer acertar tudo de primeira é aprender com seus próprios erros. Sempre procure entender o que você errou ou o que acertou no chute nos simulados. Até se você ficou em dúvida, marque a questão para revisá-la. Pergunte-se por que você não sabia se a resposta era A ou B. O que tinha no item errado que chamou sua atenção? Quanto às perguntas para as quais você errou a resposta, garanta que você não irá cometer os mesmos erros. Se foi falta de conhecimento, estude essa matéria. Se foi um erro por falta de atenção, tente ler mais calmamente ou até mesmo grifar o comando das questões que tiver dificuldade ao responder.

Quanto ao tempo de estudo, acredito que vai de pessoa para pessoa. Se você acha que consegue aprender bem por uma hora e depois perde o foco ou precisa estudar outros conteúdos para a escola, tudo bem. Aqui estamos buscando qualidade mais que quantidade. Se você não tem muitas atribuições e pode gastar mais tempo estudando para o SAT, ótimo.

Se você gosta de estudar usando um computador, você pode usar alguns desses materiais:

  • Khan Academy é uma plataforma completa e gratuita que ajuda você a trabalhar suas maiores dificuldades na prova do SAT. Você também encontra alguns practices completos para que você se prepare melhor;
  • CrackSAT é um site que possui diversos simulados completos que você pode imprimir, resolver, corrigir e pontuar.

Se você prefere usar os bons e velhos livros, algumas editoras incríveis são:

  • The Princeton Review
  • Barron's
  • Kaplan
  • The College Board

Quanto custa fazer o SAT?

Agora que já sabemos como funciona a prova, vamos descobrir quanto ela custa.

Esse valor pode ainda ser acrescido de outras taxas, como a taxa se você quiser uma análise de todas as perguntas e as respostas que você deu, ou a taxa se você conseguir fazer a prova mesmo tendo registrado após o prazo. Para uma lista completa de todas as taxas adicionais, olhe esta página.

Muito dinheiro né? Mas existem programas que podem te ajudar pagando essas taxas. Você encontra aqui alguns deles.

Espero que você possa ter aprendido um pouquinho sobre como funciona o SAT Reasoning Test. Aproveita e lê outros dos nossos artigos e saiba mais sobre o processo de application para universidades americanas.