Olá, mentee! ¿Como estás?

Hoje viemos falar de um assunto que é super de seu interesse: a comparação entre os exames de proficiência mais requisitados pelas universidades estadunidenses, o TOEFL e o IELTS!

Então fique ligado para aprender as principais diferenças e semelhanças.

#1: Os Básicos

Bem, começando pelo início, o IELTS (International English Language Testing System) não é um exame aceito por todas as universidades estadunidenses. Por isso, caso você opte por fazê-lo, precisa inicialmente verificar se todas as universidades da sua college list o recebem. Enquanto isso, o TOEFL (Test of English as Foreign Language) é o exame comumente feito pelos alunos internacionais que aplicam para estudar nos EUA.

Isso ocorre porque o TOEFL tem um foco no inglês estadunidense, ao passo que o IELTS é um teste mais focado no inglês britânico, sendo bastante utilizado nas instituições de ensino do país da rainha e outros lugares com bastante influência britânica, como Canadá e Austrália, não se apegando aos traços específicos do sistema de ensino norte-americano (característica muito presente nos conteúdos do primeiro exame mencionado).

Caminhando aos específicos, o TOEFL é um exame de nota máxima 120, dividido em quatro áreas: ReadingListeningSpeaking eWriting. Cada uma delas tem nota máxima de 30, conferindo a nota final a soma entre elas. Tenha em mente que, para ter aquele currículo massa e nenhuma dor de cabeça, uma nota igual ou superior a 100 é o ideal.

Já, para o IELTS, as notas vão de 0 a 9 e vão escalando de meio em meio ponto; ou seja, não existe a nota 7.2, somente 7.0 e 7.5. Cada parte da prova (SpeakingListeningReading e Writing) possui sua nota individual e, no final, é feita a média delas para obter o Overall Score. A maioria das universidades nos EUA pedem uma nota mínima de 7.0, com algumas exceções que pedem 7.5 8.0.

Além disso, o TOEFL demora 10 dias corridos para liberar sua nota, que é visualizada virtualmente. Para acessar o PDF com maiores descrições sobre sua performance, você deve esperar alguns dias a mais após a liberação do resultado. O IELTS demora duas semanas para disponibilização da nota, com direito a recebimento de certificado pelos Correios.

Indo aos valores, enquanto o TOEFL custa $215.00, o IELTS custa, aproximadamente, $225.00 (Sim, estes números estão em dólares! ). O valor deste último não é fixo, porque cada lugar de aplicação cobra uma taxa diferente, mas o preço não foge deste espectro.

Importante ressaltar que o TOEFL é um computer-based test, o que significa que, independente do seu test center, a prova inteira será realizada somente pelo computador. O IELTS, por outro lado, é principalmente aplicado em paper-based. Algumas unidades o aceitam em formato pelo computador (com exceção da parte de Speaking que ainda requer um entrevistador), mas esta característica é mais restrita. No Brasil, por exemplo, o IELTS só é disponível em computer-based em São Paulo.

DISCLAIMER: Em 2019, ambos o TOEFL e o IELTS foram atualizados. Como a estrutura da maioria das seções das provas foram mantidas, as informações a seguir continuam sendo de grande valia. Saiba mais sobre a atualização do TOEFL aqui.

#2: Avaliação do Reading

No TOEFL, o aplicante pode receber entre três e quatro passagens. Cada uma delas tem 12 a 14 questões, as quais devem ser respondidas em 20 minutos. Por isso, a sessão de Reading costuma ser a mais longa, variando entre 60 e 80 minutos (sem pausa!) de teste. Os textos são sempre imparciais e informativos, sendo sempre a explicação de um determinado assunto, que pode ser sobre História, Geografia, Astrologia, Ecologia, Biologia, entre outros.

Os tipos de questões também variam. A seguir, veja um gráfico que preparamos, com dados fornecidos pelo FluentU, para você descobrir a porcentagem de cada tipo de questão do Reading.

No IELTS, o número de passagens é o mesmo. Porém, o número de questões no total são fixas: no total, você terá que responder 40 questões em 60 minutos, então a calma será sua melhor amiga. As questões variam de múltipla escolha entre verdadeiro ou falso (com uma opção de não mencionado no texto) até completar lacunas e identificar pontos de vista.

#3: Avaliação do Listening

No TOEFL, o candidato pode ter entre duas ou três seções de Listening. Cada uma delas contém três partes. A primeira parte corresponde a uma conversa entre um aluno e um adulto do corpo estudantil, apresentando 5 questões ao todo. Já a segunda e terceira parte são uma palestra ou discussão em um ambiente geralmente acadêmico, possuindo 6 questões cada. Enquanto cada áudio pode variar entre 4 e 8 minutos, as 17 questões de cada seção devem ser respondidas em até 10 minutos (mas não se preocupe: você responderá as questões de cada parte logo após ouvir o áudio de cada uma delas!).

Importante também destacar duas coisas:

  1. Não há pausa durante o áudio, resolução de questões ou entre as seções de Listening. Se você precisar ir ao banheiro, o cronômetro continuará contando em sua ausência.
  2. No TOEFL, se você fizer quatro passagens de Reading, fará apenas duas de Listening. Ao contrário, se você só fizer três passagens de Reading, saiba que haverão três de Listening. A seleção para esta ocorrência é aleatória e não depende de você (é, a gente só descobre na hora mesmo...).

No IELTS, sempre haverão 4 seções de Listening. As seções 1 e 2 abordam assuntos mais simples em um ambiente do dia a dia, como uma conversa por telefone ou um tour guiado; já as seções 3 e 4 são mais complexas, com o ritmo das conversas mais acelerado e, normalmente, abordam situações acadêmicas, como uma palestra ou uma conversa entre professor e aluno sobre um projeto. As seções 1 e 3 serão sempre diálogos entre 1 e 3 pessoas e as seções 2 e 4 serão monólogos. As perguntas são, em sua maioria, de preencher lacunas, que você terá que responder enquanto o áudio toca. Também haverá (porém em menor quantidade) questões de múltipla escolha, que deverão ser respondidas durante a conversa. Você não é permitido sair da sala enquanto o áudio estiver tocando ou no momento de passar as respostas para o cartão, exceto em casos de emergência.

#4: Avaliação do Speaking

No TOEFL, a parte de Speaking é relativamente rápida. São seis falas ao todo, que ocorrem entre você e um computador. Tudo o que você fala é gravado por meio de um headphone (infelizmente, na maioria das vezes, como há muitas pessoas na sala de prova e não existem divisórias, o barulho de fundo é um tanto alto).

  • As duas primeiras falas duram 45 segundos e são uma resposta pessoal do candidato frente a uma pergunta genérica (1º) ou a um tema de opinião divergente (2º);
  • A terceira e quarta fala duram 60 segundos e são resultado da exposição do candidato a um texto (aprox. 100 palavras) e um áudio (aprox. 1-2 minutos). Vale lembrar que você tem 45 segundos para ler o excerto e fazer anotações que achar relevantes;
  • As últimas duas partes também duram 60 segundos e demandam que o participante ouça um áudio (1-2 minutos aproximadamente) a fim de responder.

Importante também lembrar que o tempo de preparo da fala é bem curto. Nas duas primeiras partes, são apenas 15 segundos. Na terceira e quarta, você ganha o dobro do tempo, com 30 segundos. As duas últimas partes, por fim, lhe dão 20 segundos.

No IELTS, como o Speaking é realizado com uma pessoa, ele acontece em um momento separado, e na sala só estará você e o avaliador. O Speaking é dividido em Tasks, e cada uma tem um número não definido de perguntas, tudo depende do seu avaliador.

  • Task 1 é composto por perguntas básicas e objetivas sobre assuntos do dia a dia; essa parte dura entre 4 e 5 minutos;
  • No Task 2, você receberá uma folha com uma pergunta sobre um assunto mais avançado, porém ainda corriqueiro. Você terá 1 minuto para preparar a resposta (você pode rabiscar na folha) e 2 minutos para responder. É possível que o avaliador faça uma ou duas perguntas menores com relação ao tópico. Essa parte dura cerca de 5 minutos.
  • Task 3 depende muito do seu resultado nos Task 1 e 2, e serve mais como um "ajuste fino" da sua nota, que o avaliador já tem uma ideia com base nas partes anteriores. As perguntas são sobre assuntos e ideias mais abstratos e simulam muito mais uma conversa. A quantidade de perguntas depende muito do avaliador, mas normalmente essa etapa dura de 4 a 5 minutos.

Dependendo do seu avaliador, se você extrapolar o tempo de resposta da sua fala, ele ainda irá permitir você falar mais uma ou duas palavras, mas o correto é sempre terminar no tempo certo.

#5: Avaliação do Writing

O Writing do TOEFL é dividido em duas partes: a integrated e a independent. Essa primeira tem 20 minutos máximos de escrita e consiste em uma comparação do aplicante entre um artigo a ser lido (3 minutos) e um áudio a ser escutado (1 minuto geralmente), sendo indicado uma composição de 150 a 225 palavras. Já a segunda parte corresponde à sua argumentação em uma pergunta proposta pelo exame. São 30 minutos para uma escrita mínima de 300 palavras. Enquanto no integrated writing, o seu job é fazer uma análise comparativa sobre o conteúdo, no independent writing, você deve expor sua opinião e dar exemplos para argumentar a seu favor.

A seção de Writing do IELTS também é separada em duas redações. Você tem um tempo fixo de 60 minutos para fazê-las, sem nenhuma ordem em particular. A primeira, menor, é uma análise de dados, onde você será apresentado a um contexto e dois gráficos, tabelas, diagramas, entre outros, sobre o assunto e terá que escrever uma redação analisando os dados e criando correlações entre eles. O tempo recomendado para essa parte é de 20 minutos.

Já a redação maior é mais parecida com as redações que você provavelmente já fez na escola, na qual você terá que discutir e dar a opinião sobre um assunto específico. Esse assunto normalmente é um problema presente no dia a dia ou na sociedade, algo que qualquer um consegue ter uma opinião sobre. O tempo médio recomendado para essa parte é de 40 minutos.

#6: Hora da Decisão

E aí, após entender a estrutura básica entre os exames, você talvez já saiba qual teste é o melhor para você. Agora é só se preparar e arrasar!