Olá, mentee!

Quando estiver na dúvida sobre qual prova escolher (SAT ou ACT), é importante levar em consideração alguns aspectos que diferenciam esses dois testes. Continue lendo para aprender as principais diferenças entre os exames necessários para o processo de application!

#1: Computer-based ou Paper-based

Desde o segundo semestre de 2018, o ACT mudou seu formato de aplicação. Ele não foi redesenhado como o SAT foi em 2016, então os conteúdos e tipos de questões cobradas são os mesmos. O que mudou foi sua aplicação, que passou de paper-basedpara computer-based. Enquanto isso, o SAT continua sendo aplicado somente em papel.

Tendo em vista essas duas formas de aplicação distintas dos testes, é importante pensar sobre os fatores que cada uma delas acarreta na hora de decidir qual prova é melhor para você.

SAT

Mais test centers e vagas (veja aqui quais são as datas e locais para realizar o SAT). Você pode sublinhar e fazer anotações em toda a prova, além de contas na parte de matemática. A essay é escrita à lápis no papel e você ganha duas folhas: uma para rascunho e outra para passar a limpo. O resultado sai entre 17 e 22 dias.Todos simulados oficiais são paper-based, igual à prova. Menor banco de questões fiéis ao modelo atual, pois foi redesenhado em 2016. Preço: $88.50 (com essay: $105.50)*

ACT

Por ser computer-based, possui menos test centers e vagas. Você ganha uma mini lousa para fazer rascunhos. A essay do exame é mais dinâmica, pois é digitado (você pode acrescentar frases no meio do texto). Resultado sai entre 2 e 3 dias úteis. Pouco material de estudo com o modelo em computer-based. Maior banco de questões disponíveis, pois os tipos de questões não mudaram, somente a estrutura de aplicação. Preço: $150.00 (com essay: 166.50)*

* Saiba que estes valores estão sujeitos à atualização de ano para ano. Além disso, existem additional fees caso você altere sua data de aplicação da prova ou se inscreva após o prazo estipulado para inscrição (aplicação da prova na categoria standby se o número de vagas já foi preenchido). Se você pedir que os seus score reports sejam enviados para as universidades depois que você souber a nota, se você pedir um score report adicional ou se você pedir o relatório das perguntas do exame e suas respostas haverá também uma taxa a ser cobrada.

#2: Escala de Notas e Áreas Exigidas

Quando decidir sobre qual exame se preparar, é importante levar em consideração a escala de notas de cada um e quais áreas do conhecimento são abordadas.

SAT

A nota máxima do SAT é 1600 e a mínima é 400. A nota final é calculada pela soma da pontuação em Mathematics - que varia de 200 a 800 - e em "English" - que também varia de 200 a 800. Este último é dividido em duas categorias, Evidence-Based Reading e Writing.

Quer melhorar sua pontuação no SAT? Acesse este simulado atualizado da Crimson Education!

Para calcular a nota de Mathematics, você deve converter o número de acertos (sua raw score) em uma tabela, para obter sua scale score, que é entre 200 e 800. Já para saber sua nota final de "English", você deve converter o número de acertos tanto de Evidence-Based Reading quanto de Writing (raw scores). Obtida as suas scale scores de "English", que valem no máximo 40 cada categoria, você as soma e multiplica o valor final por 10, cujo resultado máximo será 800. Sua nota final, assim, será a soma deste valor com o de Mathematics.

Assim como a redação é separada da prova, a nota também é, portanto, seu desempenho não irá afetar seu composite score do SAT. A nota da sua essay é definida com base em três critérios: ReadingAnalysis Writing. Como cada um desses critérios tem nota máxima 8, a nota máxima da essay do SAT vale 24.

Tenha em mente que a sua nota não será influenciada pelo desempenho de outras pessoas, como é comumente propagado. Com o objetivo de manter fidelidade ao nível de dificuldade de todas as provas do ano, o SAT usa uma tabela para quantificar as notas dos alunos, processo conhecido como equacionamento. Então, a "curva" do SAT que você ouve falar é, na verdade, um equacionamento.

Para interpretar p quão boa a sua pontuação é, tenha em mente que, para as universidades super seletivas, a maioria dos alunos admitidos tem uma nota igual ou superior a 1400 (Sim, exceções existem! Lembre-se que o processo é holístico!). Geralmente, os alunos internacionais brasileiros tendem a ter uma performance mais satisfatória em Matemática do que Inglês. Confira esse artigo de como interpretar suas notas.

ACT

A nota máxima do ACT é 36 e, a mínima, 1. Bem diferente do SAT, não? Pois bem, as diferenças não acabam por aqui. O ACT, diferente do SAT, tem quatro áreas exigidas: English, Mathematics, Reading eScience. Cada uma dessas quatro vale até 36 pontos, de forma que a sua nota final (sua composite score) seja a média entre elas.

Há também a possibilidade de fazer uma essay (opcional). A nota máxima da essay também difere da escala do ACT, sendo 12(média de quatro categorias que valem 12 pontos cada uma: Ideas and AnalysisDevelopment and SupportOrganization e Language Use).

Quando estiver praticando, converta o seu número de acertos (seu raw score) em cada seção para descobrir a pontuação de cada área (sua scale score). Você pode converter por meio de uma tabela de conversão disponível nos próprios simulados do ACT. Lembre-se, novamente, que esta pontuação é uma estimativa aproximada de como você irá no exame oficial.

Para as universidades mais seletivas dos EUA, como as do grupo Ivy League, uma nota competitiva é a partir de 32. Mas saiba que isso não é uma regra intransponível. Há várias histórias de sucesso de alunos que, mesmo com uma nota bem mais baixa, conseguiram ser aceitos nas universidades mais prestigiadas. Porém, por vias de estatística, dê o seu melhor na hora dos estudos para aplicar confiante para aquela universidade dos seus sonhos!.

Clique aqui para visualizar a tabela de conversão entre o ACT e o SAT!

⇨ Continue lendo para entender direitinho as diferenças essenciais entre a estrutura das questões abordadas no SAT e ACT.

#3: Estrutura das Questões

De modo geral, pode-se dizer que pessoas de exatas têm mais facilidade no ACT e, pessoas de humanas, no SAT. Mas isso é somente uma generalização e algo bem relativo. Veja as diferenças para descobrir qual teste você melhor se encaixa.

3.1 Tempo

SAT

SeçãoNúmero de QuestõesTempo TotalTempo por Questão
Reading52 (4 passages)65 minutos75 segundos (13 minutos por passage)
Writing and Language4435 minutos+/- 47,7 segundos
Math - No Calculator2025 minutos75 segundos
Math - Calculator3855 minutos+/- 86,8 segundos
Essay (Optional)150 minutos50 minutos

Pausas: A cada uma hora de prova, aproximadamente, há uma pausa. Isso significa que a break se dá logo após de Reading (10 minutos) e Math sem calculadora (5 minutos). Caso você opte por fazer a redação ao fim do teste, mais uma pausa (2 minutos) será tomada antes da aplicação do Writing.

Como você muito provavelmente não conhece o tipo de relógio oferecido pelo test center e também não sabe em qual carteira será direcionado, priorize levar consigo um relógio digital silencioso com stopwatch ou countdown a fim de cronometrar o seu tempo efetivamente e ter uma organização ao responder as questões. No ACT, você já terá um cronômetro no canto superior da tela.

ACT

SeçãoNúmero de QuestõesTempo TotalTempo por questão
English7545 minutos36 segundos
Mathematics6060 minutos60 segundos
Reading40 (4 passages)35 minutos52,5 segundos ( 8-9 minutos por passage)
Science4035 minutos52,5 segundos
Essay (Optional)140 minutos40 minutos

IMPORTANTE: A pausa do teste ocorre depois de Math e antes de Reading, durando 15 minutos. Caso você opte por fazer o writing, há uma pausa de 2 minutos para iniciá-lo.

⇨ Vale ressaltar que, nem no SAT ou no ACT, a nota de essay interfere na nota final, a composite score. Ao mesmo tempo, tenha em mente que, caso você opte por fazer a sessão de essay, terá de pagar um valor adicional ao do teste. Além disso, se você o fizer, terá impreterivelmente de encaminhar a nota à universidade que for receber as outras pontuações das outras sessões do exame. Há uma tendência agora de as unis não exigirem mais que o aluno faça o teste com essay, mas isso é algo relativo à sua college list; por isso, verifique com antecedência se vale a pena ou não para você realizar a essay.

3.2 Reading

Como você já verificou por meio das tabelas, o SAT dá mais tempo para a resolução de questões de leitura do que o ACT. Em contrapartida, as questões de Reading do SAT pedem uma análise mais profunda dos textos, enquanto as questões do ACT em sua maioria perguntam sobre informações declaradas de forma explícita. Pode-se dizer, assim, que as inferências no SAT são mais difíceis. Ao mesmo tempo, ambos os testes possuem questões que resuma a passagem, que se refere à uma linha específica ou que pergunte o significado de um termo destacado.

Além disso, é importante destacar que as passagens do ACT são sempre sobre áreas específicas: a Literary Narrative/Prose FictionSocial ScienceHumanities Natural Science, sendo que cada uma delas possui 10 (dez) questões. Embora os textos do SAT também não fujam deste espectro, eles não são explicitamente "rotulados" como no ACT. Ainda assim, há como identificar a presença de três tipos de passages, de acordo com a tabela a seguir, disponível no site da Kaplan:

U.S and World Literature1 passagem com 10 questões
History/Social Studies2 passagens ou 1 passagem + 1 passagem dupla com 10 -11 questões
Science2 passagens ou 1 passagem + 1 passagem dupla com 10 -11 questões

Passagem dupla: aquela que possui dois textos, A e B, que abordam sobre o mesmo assunto.

Outra diferença é que o SAT agora incluiu gráficos em algumas passagens, de forma que algumas perguntas sejam direcionadas à interpretação destes gráficos.

Uma semelhança entre os dois testes é a presença—mas não obrigatoriedade—de dois textos em uma única passagem (a "passagem dupla"). Nesse caso, as questões podem ser tanto sobre detalhes de cada texto individualmente como sobre a relação de contraste ou concordância entre eles.

3.3 Mathematics

A maior diferença entre o SAT e o ACT no quesito matemática está em dois aspectos.

primeiro deles é que, enquanto o ACT permite o uso de calculadora em todas as questões, o SAT possui duas seções de matemática: uma que proibe, e outra que o permite o uso.

segundo aspecto diferencial entre os exames diz respeito à estrutura das perguntas. No ACT, todas as questões são em formato de alternativas. Já o SAT possui 13 questões (5 na primeira parte de Math e 8 na segunda) grid-in. Você precisará resolver o exercício e preencher no gabarito os números que correspondem à sua resposta.

Outra diferença básica é que no início da Math portion do SAT, há uma seção chamada "Reference", que contém algumas das principais fórmulas de geometria. No ACT, nenhuma fórmula é dada.

De modo geral, os alunos costumam achar as questões de matemática do SAT com um menor grau de dificuldade em comparação com o ACT, além do tempo de resolução ser menos apertado.

Outra característica que difere Math nos dois exames é sobre os conteúdos abordados, já que o ACT cobra mais conteúdos que o SAT.

Veja os gráficos a seguir, com informações coletadas no blog do Prep Scholar para ver os principais temas que caem:

3.4 Writing and Language (Grammar and Idioms)

Neste aspecto, com exceção do tempo, o SAT e o ACT não se diferem. O modelo de questões é muito parecido e engloba conceitos básicos de gramática da língua inglesa, assim como a coesão em um parágrafo. O número de alternativas também é o mesmo, quatro. Segue abaixo um exemplo de como ambos os testes exigem os conhecimentos de gramática:

Trecho disponível em: https://ghr.nlm.nih.gov/primer/genomicresearch/genomeediting.

3.5 Science

Sim, esta é uma característica exclusiva do ACT. Embora a nova versão do SAT tenha incorporado gráficos nos textos, uma seção reservada apenas para Science está presente somente no ACT.

Diferentemente do que pode parecer, não é necessário um conhecimento prévio aprofundado (embora ajude um pouco) para resolver as questões desta área. A prova pode ter de cinco a sete passagens que tratam de matérias como Física, Química e Biologia. As questões, por sua vez, requerem interpretação de texto (para analisar e comparar teorias ou usar uma fórmula, por exemplo), gráficos (para observar dados e estabelecer relações diretamente ou inversamente proporcionais, por exemplo) e tabelas (para identificar o melhor componente sob ação de um fator X, por exemplo).

Pode-se dizer que Science não está entre os desafios do ACT, porque as questões são relativamente fáceis, mas exigem incorporação de uma grande quantidade de conteúdo em pouco tempo. Por isso, a questão central desta seção não é a posse de conhecimento, mas a habilidade de filtrar as informações expostas a fim de encontrar a resposta rapidamente. Prática é o segredo aqui.

3.6 Essay

Como você já leu lá em cima, a pontuação das redações e o tempo são diferentes. Porém, as coisas não ficam só por aí.

SAT

Como você já leu anteriormente, há três categorias para a análise da essay no SAT: ReadingAnalysis e Writing. Cada um desses critérios irá receber uma nota de 1 a 4 e serão avaliados por dois corretores diferentes. Observe o exemplo:

Reading (1- 4)Analysis (1- 4)Writing (1- 4)
Corretor 1324
Corretor 2444

Somando as avaliações dos dois corretores do critério Reading, chegamos a nota 7 para esse critério. Somando as duas avaliações do critério Analysis, chegamos a nota 6 para esse critério. Por fim, ao somar as avaliações de Writing, ficamos com uma nota de 8 para esse critério. Então, a nota desse estudante na essay seria 7/6/8.

A nota mínima na essay é 2/2/2 e, a nota máxima, 8/8/8. Também podemos nos referir a nota pela soma geral. Dessa forma, a nota mínima seria 6 e, a máxima, 24. No exemplo acima, o candidato teria uma nota final de 21, o que é uma pontuação muito boa.

Vale lembrar que a essay portion do SAT deixou de ser requerida por várias universidades, então é importante olhar se as universidades da sua college list requerem ela antes de se preparar para essa parte.

Resumo da proposta da essay: Pede-se que você leia um texto A para redigir uma redação B que analise as qualidades do texto A, em termos de estilo, estrutura, coesão, linguagem e variadas técnicas de argumentação. 50 minutos.

ACT

Porque contrastes existem, o cálculo da nota da essay do ACT também é diferente. Como você deve se lembrar pelo que leu lá em cima, são quatro áreas de avaliação: Ideas and AnalysisDevelopment and SupportOrganization e Language Use.

Cada critério recebe uma nota máxima de 6 de cada avaliador. Veja o exemplo:

Ideas and Analysis (1 - 6)Development and Support (1 - 6)Organization (1 - 6)Language Use (1 - 6)
Corretor 15364
Corretor 26354
Soma116118

Então, a nota final do candidato será a média das somas de cada critério. Como você pôde observar, a nota mínima de cada categoria é 2 e, a máxima, 12. O nosso aluno do exemplo tiraria 9.

Resumo da proposta da essay: Pede para ler um pequeno texto sobre um assunto X e três resumos de pontos de vista distintos (dois opostos em si e um "meio-termo") sobre o tema discutido no texto. Em seguida, pede que o aluno argumente sobre o assunto X e mencione, pelo menos, um dos três pontos de vista expostos, evidenciando discordância ou concordância. 40 minutos.

⇨ Abaixo, você pode ver as propostas na íntegra.

SAT:

"As you read the passage below, consider how [the author] uses

  • evidence, such as facts or examples, to support claims.
  • reasoning to develop ideas and to connect claims and evidence.
  • stylistic or persuasive elements, such as word choice or appeals to emotion, to add power to the ideas expressed.

Write an essay in which you explain how [the author] builds an argument to persuade his audience [about the theme of the passage]. In your essay, analyze how [the author] uses one or more of the features in the directions that precede the passage (or features of your own choice) to strengthen the logic and persuasiveness of his argument. Be sure that your analysis focuses on the most relevant features of the passage.

Your essay should not explain whether you agree with [the author]'s claims, but rather explain how he builds an argument to persuade his audience."

ACT:

"Write a unified, coherent essay about [theme of the essay]. In your essay, be sure to:

  • clearly state your own perspective on the issue and analyze the relationship between your perspective and at least one other perspective
  • develop and support your ideas with reasoning and examples
  • organize your ideas clearly and logically
  • communicate your ideas effectively in standard written English

Your perspective may be in full agreement with any of those given, in partial agreement, or completely different."

#4: Momento da decisão

Primeiramente, se você leu até aqui, meus parabéns!

Então, agora que você já descobriu o grosso dos dois exames, nada melhor como um simulado dos dois para você finalmente descobrir qual é aquele certo para você arrasar no application, não é mesmo?

Só não esqueça de fazer o simulado seguindo exatamente o mesmo cronograma da prova. Essa é uma parte essencial e determinante para você descobrir a prova certa para você. Especialmente se você ficou muito interessada ou interessado no ACT, siga os limites de tempo à risca, pois eles geralmente são a maior dificuldade dos alunos que o escolhem. Caso contrário, você vai obter um resultado não realista.

Bora descobrir!