Caro(a) mentee,
Prazer! Meu nome é Yuri Costa, tenho 21 anos e sou de Juiz de Fora (MG). Como muitos, descobri durante o ensino médio a oportunidade de estudar no exterior e, desde então, comecei a pesquisar mais sobre e a me preparar para o processo de application.
Estou escrevendo esse artigo para auxiliar estudantes que, assim como eu, não possuem “Responsáveis Legais” e que, por isso, o processo de application pode se tornar um pouco mais trabalhoso, mas não impossível!
Minha História
Antes de mais nada, irei apresentá-los um pedaço de uma reportagem que conta um pouco da minha trajetória para contextualizar minha situação:
“Muita gente não acredita no mundo, sabe?!” Muita! Menos Yuri de Melo Costa, que em todos as horas, minutos e segundos de seus 19 anos, não deixou de acreditar. “O mundo pode ser diferente. E depende das pessoas. É preciso querer. Cada um, mesmo com um gesto pequeno, pode dar um passo para que tudo mude”, ensina o jovem que dos 6 aos 13 anos viveu na instituição Aldeias Infantis S.O.S.
“Na época, minha mãe era viciada em drogas”, recorda-se ele, que vivia com a mulher e os irmãos no Bairro São Benedito. Com a doença da mãe, passou a morar com a avó. “Ela via que minha mãe não tinha mais condições de cuidar da gente e nos pegou para morar com ela. Mas ela acabou tendo um derrame cerebral e desde então não se recuperou. Hoje não anda, não fala e não nos reconhece”, conta. O Conselho Tutelar passou, então, a acompanhar o caso. Um irmão foi viver na Aldeia, a situação piorou, Yuri mudou-se para a casa de uma tia até que todos foram transferidos para a instituição. “Minha tia também não tinha condições de ficar com a gente”, diz o jovem, que viu o irmão mais novo, um bebê, seguir direto para a adoção.
“Eu já frequentava a escola com a ajuda de algumas pessoas. Quando passei a morar na Aldeia, comecei a ter muita influência de uma mãe social, que me incentivava a estudar. Também era incentivado pela diretora do Emei (escola municipal no São Benedito), que sempre me ajudava. Até hoje tenho contato com ela, que dizia que quando eu estivesse no nono ano ela pagaria um curso para eu fazer a prova para o CTU. Ela pagou o curso. Passei e fiz o ensino médio no Instituto Federal Sudeste (antigo CTU), integrado com eletrotécnica. Essas duas mulheres foram fundamentais.”
Como podem ver, desde muito cedo, tive que contornar alguns obstáculos, mas estes não me impediram de sonhar. Após sair da Aldeia, eu fui morar com famílias adotivas com as quais morei até completar a maioridade. No início do Application, mesmo estando em uma mentoria, me senti muito perdido, pois eu não havia achado ninguém com o mesmo background ou contexto similar a minha.
Meu Application
Como devem saber, o processo de application é holístico e, além das provas, essays e cartas de recomendações, nós devemos também mandar documentos financeiros, pois através desses as universidades irão avaliar a sua necessidade de bolsa e o quanto irão lhe oferecer. Pois bem, ao chegar nessa fase, fiquei totalmente perdido e sem um norte de por onde começar. Até então, eu sabia as universidades que me dariam o código de isenção para preencher o CSS Profile ou as que aceitavam o ISFAA, de modo que eu não precisasse ter gastos com a etapa financeira. No entanto, ao abrir estes documentos, os mesmos perguntavam muitas informações sobre as pessoas com quem eu residia e sobre os meus responsáveis. Eu não tinha aquelas informações e foi então que mandei um e-mail padrão para cada universidade relatando minha situação e falando sobre a dificuldade de preencher os documentos financeiros. Cada universidade possui o seu procedimento, mas no geral elas me pediram:
UNIVERSIDADES QUE ACEITAM O ISFAA (como Yale University e Babson College):
- As universidades pediram para que eu preenchesse o documento apenas com os meus dados e que eu explicasse detalhadamente a minha situação na SEÇÃO G - EXPLICAÇÃO/CIRCUNSTÂNCIAS ESPECIAIS;
- Além disso, solicitaram documentos que comprovassem a minha situação. Para isso, enviei uma carta em inglês (traduzida e assinada) e outra em português (original) escrita pela assistente social da vara da infância e da juventude que acompanhava o meu caso desde criança;
- Anexei (1) o Mandado de Condução, (2) uma declaração da época que eu morava na Aldeias SOS e (3) uma Certidão emitida pela secretaria da Vara da Infância que possuía todos os autos do meu processo.
- Documentos financeiros sobre os meus rendimentos, uma vez que eu trabalhava na época.
UNIVERSIDADES QUE REQUEREM O CSS PROFILE (como Williams College):
- As universidades que solicitam o CSS PROFILE me falaram que, na seção do aluno no CSS, eu deveria indicar que estava em um abrigo ou lar adotivo, pois isso me permitiria seguir sem ter que colocar as informações dos meus pais.
- Documentos financeiros sobre os meus rendimentos, uma vez que eu trabalhava na época.
UNIVERSIDADES COM APPLICATION DE FINANCIAL AID PROPRIO (como Harvard University):
- Solicitaram o preenchimento da plataforma que eles disponibilizam;
- O envio dos documentos citados no item 2 do ISFAA;
- Preenchimento dos documentos disponibilizados no site.
- Documentos financeiros sobre os meus rendimentos, uma vez que eu trabalhava na época.
É válido lembrar que os documentos que anexei não foram traduzidos, pois, na carta da assistente social, eles foram citados e eu os enviei para endossar o que estava sendo dito.
Este foi o processo que segui para enviar os documentos e ter o requisito referente ao financial aid preenchido no portal das universidades. É válido lembrar que, mesmo sendo uma situação atípica, os financial aid officers deixaram claro que não iria afetar minha admissão, pois eles levam em conta a situação do estudante. Se você está na mesma situação que eu ou similar, recomendo-lhe dar o primeiro passo o mais rápido possível e enviar o e-mail às universidades de sua college list, pois muitos documentos dependem de outras pessoas e, em tempos “normais”, leva tempo para conseguir. E, como temos prazo para enviar os documentos, quanto antes começarmos, melhor!
Por fim, caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para me contatar e não desista do seu sonho, ainda que leve um pouco mais de trabalho. Você já chegou muito longe e continuará contornando qualquer obstáculo no seu caminho!