Olá, mentee!
As atividades extracurriculares possuem um peso enorme no seu application, pois elas representam exatamente as suas paixões, os seus interesses, as suas curiosidades intelectuais e suas necessidades pessoais. Você já deve ter ouvido algo a respeito do seu application fazer um sentido como um todo, certo? As extracurriculares entram um pouco nisso. Muitas vezes, os seus planos futuros dizem muito a respeito das coisas que você procurou fazer no Ensino Médio.
Vou dar exemplo de dois alunos com perfis diferentes um do outro para você ter uma ideia.
O aluno A escolheu que seu major seria Physics. Ele possui projetos de Iniciação Científica na área, além de estágios e cursos preparatórios para olimpíadas acadêmicas nacionais no seu currículo. Por conta disso, conseguiu conquistar várias medalhas. Para demonstrar seus non-academic interests, esse mesmo estudante procurou fazer aulas de música e alguns trabalhos voluntários durante o Ensino Médio, mas não deu muita atenção para isso. Não teve uma posição de liderança em nenhum desses, ao contrário do seu engajamento em física e, portanto, talvez essas extracurriculares não tenham dito tanto sobre ele quanto poderiam.
A aluna B, por outro lado, escolheu que seu major seria Political Science. Ela fez um estágio relacionado à Sustentabilidade, o qual a permitiu ganhar alguns prêmios em feiras de ciência. Não possui medalhas em olimpíadas acadêmicas como o aluno A, mas, para além de sua experiência acadêmica, a aluna B sempre participava de simulações da ONU mostrando sua posição de liderança nas reuniões. Isso tem relação com o seu major de escolha, pois ela sonha em lutar por um mundo menos desigual e mais justo.
Agora, vamos à nossa análise de perfis:
Não há um aluno melhor que o outro. Os dois alunos possuem posições de destaque em suas áreas de interesse. A diferença é que, ao contrário do aluno A, a aluna B demonstrou maior comprometimento mesmo com menos atividades que o aluno B. Essa questão de Qualidade X Quantidade tem muito a ver com o tipo de applicant que você quer ser: well-rounded ou specific. É claro que o aluno A tem um interesse grande por Physics e conseguimos identificar muito de sua capacidade acadêmica por conta disso. Contudo, o fato dele fazer algo apenas por fazer, como a aula de música e trabalho voluntário, não o ajudou em nada perante o admission officer.
Você pode - e deve - ser well-rounded (ter atividades em diferentes áreas de interesse), contanto que consiga mostrar o seu comprometimento com todas as atividades. Afinal, você não é uma pessoa de apenas um interesse e as universidades entendem isso! Tanto que existem as opções de major e minor, por exemplo, além dos milhares de clubes de extensão dentro do campus, que elas esperam que você participe. Não adianta fazer algo por fazer, caso contrário, os admissions officers irão perceber.
Você pode fazer várias atividades e a maioria delas não ter qualidade; como também você pode ter menos atividades e demonstrar muita qualidade em cima delas.
De qualquer forma, o comprometimento (outro nome para qualidade) é essencial e isso vai mostrar o peso da sua extracurricular no seu application. E como uma coisa consequentemente leva a outra, você verá que o seu comprometimento vai refletir nas suas essays! Além de ter muita história para contar, a bagagem intelectual e o amadurecimento adquiridos irão fazer você se destacar. Vou dar alguns exemplos de como abordar sua extracurricular activity em determinados tipos de essays não tão diretas:
"List a few words or phrases that describe your ideal college community"
Nessa, você poderia procurar atividades disponíveis dentro da universidade que dizem muito sobre os seus interesses e o que você tem a oferecer para a faculdade. Como as suas paixões se alinham com os recursos disponíveis pela Universidade X?
Por exemplo, a aluna B encontrou no campus um clube de extensão sobre o meio ambiente, que tem como um de seus objetivos a promoção de um mundo menos poluído através de mutirões de limpeza em praias e no próprio campus. Lembra que ela fez um estágio relacionado a isso? Claro que vai depender se isso é algo que ela vai querer continuar a fazer na faculdade, mas esse clube diz muito sobre ela e seu interesse em levar seu conhecimento adiante. Por outro lado, ela não teria tanta propriedade para falar desse clube se não tivesse se comprometido com o tal estágio.
"We know you lead a busy life, full of activities, many of which are required of you. Tell us about something you do simply for the pleasure of it."
Mais uma vez, olhem como o comprometimento está presente ali. O aluno A poderia escrever sobre a própria física, o quanto lhe dá prazer dedicar horas de estudo para dominar determinado assunto e, então, ter aquela sensação de dever cumprido. Ao contrário da música e do trabalho voluntário, que não acrescentaram tanto à vida do estudante quanto poderiam.
Uma atividade extracurricular pode até mesmo ser o tema principal do seu personal statement! Enfim, há inúmeros exemplos e várias formas com as quais você pode abordar suas essays com atividades extracurriculares. Porém, isso só será possível se você se dedicar a elas e não atirar para todos os lados sem nenhum objetivo ou interesse. Faça algo porque você gosta e não porque você acha que a universidade vai gostar de ver. Mais cedo ou mais tarde, você verá que, com o seu esforço, o resultado virá com certa naturalidade: a qualidade da sua performance se transformará em bagagem tanto pessoal, quanto intelectual. E ninguém, a não ser você, será capaz de falar sobre isso com tamanho detalhe e vida.
Tem alguma dúvida de que qualidade se sobressai a quantidade?