Olá mentee,

Com as deadlines se aproximando, muitos já devem estar se preocupando com a activity section e honors list do common app. E caso esteja com problemas para selecionar quais atividades merecem entrar na sua lista, esse artigo é para você!

Activity Section

A activities section é uma parte da plataforma em que você lista suas extracurriculares (atividades fora da sala de aula) e oferece as seguintes opções para escolher:

  • Academic
  • Art
  • Athletics: Club
  • Athletics: JV/Varsity
  • Career-Oriented
  • Community Service (Volunteer)
  • Computer/Technology
  • Cultural
  • Dance
  • Debate/Speech
  • Environmental
  • Family Responsibilities
  • Foreign Exchange
  • Journalism/Publication
  • Junior R.O.T.C.
  • LGBT
  • Music: Instrumental
  • Music: Vocal
  • Religious
  • Research
  • Robotics
  • School Spirit
  • Science/Math
  • Student Gov.t./Politics
  • Theater/Drama
  • Work (paid)
  • Other Club/Activity

Ela provém espaço para apenas 10 atividades extracurriculares. Basicamente o que as universidades procuram são atividades que demonstrem continuidade, dedicação e atitude/iniciativa. Por isso é preciso selecionar as atividades mais importantes e que possuem maior significado para você.

Caso existam mais atividades que sejam de extrema importância, use o additional information section do Common App para incluí-las. Mas apenas a inclua se o seu application realmente ficar incompleto sem ela.

Resumé

Algumas instituições (como Brown, Smith, e Vassar.) permitem que o aluno mande um resumé (ou currículo, como conhecido no Brasil), o que muitas vezes favorece o applicant, pois, já que não possui um limite de caracteres, permite que você inclua mais extracurriculares e fale delas de uma maneira mais detalhada. É possível verificar se a faculdade aceita ou não o resumé na sua página do common application 

Como escolher?

No formulário, é necessário responder em quais séries e quantas horas semanais você dedicava à atividade. As faculdades gostam de saber o quanto você era comprometido com uma atividade, pois ajudam-nas a ter uma ideia sobre em que você irá se dedicar caso entre na instituição. Então, é interessante refletir para decidir quais atividades você passou mais tempo desenvolvendo e que merecem ser citadas na activity list.

Mas não esqueça: atividades do seu Ensino Médio são mais bem vistas do que aquelas do seu Ensino Fundamental, pois essas atividades podem demonstrar continuidade enquanto que aquelas exercidas apenas no Ensino Fundamental podem não demonstrar. Além disso, as faculdades têm completa noção que do Ensino Fundamental ao Médio é um período de descobertas para nós, e que se você decidiu não seguir em frente com essas atividades, é por que elas não são tão relevantes para sua vida atualmente.

Exemplo: Imagine que você praticou karatê e ajudou na horta comunitária da sua escola do 8º ano até seu 1º ano do ensino médio, mas decidiu largar e se juntou ao time de robótica e ao clube de matemática da sua turma. Você está em dúvida qual colocar na lista, afinal, passou mais tempo se dedicando aos primeiros, certo? A não ser que eles tenham grande impacto na sua vida e você sinta que o application parece incompleto sem eles, não é recomendado colocá-los. 

Quantidade ou qualidade?

Qualidade, sempre! Possuir apenas duas ou três extracurriculares que você é engajado ativamente não é motivo de preocupação at all, muito menos sinal de que você deve ingressar em mais cinco atividades para preencher toda a lista do common application. Os admissions officers sabem dizer a diferença entre uma atividade de grande importância pra você e uma usada apenas para “encher linguiça”. Mas lembre-se de descrevê-las muito bem no formulário, e colocá-las sempre em ordem de importância. (Caso queira se aprofundar sobre o assunto, temos um artigo falando exclusivamente sobre ele.)

Honors Section, o que é?

Assim como a Activity List, temos a Honors Section. Que é menor e tem um objetivo um pouco diferente da lista já mencionada acima. Enquanto na primeira nós desenvolvemos nossas atividades que escolhemos fazer (como se juntar a um esporte, participar de olimpíadas, ou de um projeto científico), na segunda nós listamos reconhecimentos concedidos a nós (como uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Química, ou uma honraria por um projeto científico exemplar). Ou seja: Enquanto na Activity List, nós citamos nossas Extracurriculares, na Honors Section nós descrevemos qual o impacto que ela causou, tanto para nós, quanto aos envolvidos, ao ponto de ganharmos algo por conta dela.

Como Escolher?

Assim como na Activity List, é recomendado citar suas honors por ordem de importância, seja para você ou para o círculo social impactado. 

Vamos a mais uma exemplo: Imagine que você participou das Olimpíadas de Geografia, criou um grupo de estudos com o pessoal da sua equipe e no final conquistou uma medalha de ouro. Isso é importante, né? Afinal, você investiu muitas horas dos seus dias para ir bem. Mas você também faz parte de um projeto social acerca de um ano, que visa a produção de vegetais desenvolvidos de modo orgânico e 100% sustentável, em que todo produto é destinado a pessoas de baixa renda, e seu projeto foi indicado para uma premiação que abrange todas as regiões do brasil, e você ganhou o terceiro lugar!

Ambas conquistas podem ser consideradas honrarias, cabe a você decidir qual é mais importante para você e para o seu application. Na hora de decidir, lembre-se dessas perguntas:

  • Quais delas é mais condizente com o major que você está pensando em cursar ?
  • Você planeja fazer algo parecido nas universidades que você está se candidatando?
  • Você planeja ou desenvolveu alguma essay falando sobre essa atividade e sobre a honor em especial?

Todos esses fatores são importantes quando for escolher suas honrarias e a ordem delas, afinal, você pode citar apenas cinco.

Mas e se eu tenho menos de cinco honors para citar? 

Não tem problema nenhum! Assim como na activity list: Quality is always better than quantity. Não tem problema algum você ter ganhado poucas honors dentro de seus anos no Ensino Médio, o que  realmente importa é o impacto dela dentro da sua application e, obviamente, na sua vida. 

Mas caso você tenha mais honors do que é permitido listar, é recomendado fazer um brainstorming e decidir quais você acha mais importantes para serem citadas na seção. Mas caso haja mais de cinco que você acha que devem ser mencionadas, elas podem ser colocadas na addition information section. Mas tomem cuidado! Para não citar coisas supérfulas e escrever honors que não agregam muito ao seu perfil, isso pode ser um agravante dentro do processo. Afinal, os admissions officers já possuem muitos applications para ler, certo?

Resumindo...

Atividades Extracurriculares: as universidades estão em busca de continuidade (atividades exercidas durante vários anos do Ensino Médio), dedicação (várias horas da semana dedicadas a elas) e iniciativa (geralmente demonstrada pela criação de projetos e posições e cargos de liderança).

Honors: as universidades procuram premiações e reconhecimentos condizentes (que tenham a ver com seu perfil e application, assim como possível major) e, se possível, nível de impacto alto (honrarias a níveis nacionais e internacionais são recomendadas colocar na sessão, e as demais, se necessário, pôr nas informações adicionais).

Espero ter respondido as suas principais perguntas sobre a Activity List e a Honors Section.

Boa sorte nessa jornada!