Diferente de qualquer universidade americana que vocês conheçam, apresento-lhes a Minerva School at KGI através da sua sophomore: a estudante Isabele Laís. Em agosto, Isabele iniciará seu semestre na Coreia do Sul devido à proposta acadêmica de sua universidade de estudar em 7 países diferentes, sendo eles Estados Unidos, Argentina, Coreia do Sul, Índia, Alemanha, Taiwan e Londres.
Isa, com o que você se surpreendeu ao chegar a Minerva?
“Eu pude visitar Minerva em Abril, mas estudando lá vi que temos muitas tradições. Antes de chegar aqui, eu não imaginava. A maioria secretas e infelizmente não posso contar.”
E as aulas como são? Eu sei que a maioria é online e interativa com o professor...
“As aulas ocorrem, sim, pelo computador. O aluno só precisa ter uma conexão segura, o que possibilita aos estudantes estarem presentes nas aulas em qualquer parte da cidade. O bom desse sistema é que nós, alunos da Minerva, saímos de nossa zona de conforto e podemos estar em diferentes ambientes.” Lembrando que Minerva escolheu 7 cidades que oferecem a máxima estrutura para o seu global rotation system.
Como funciona o grading system de vocês?
“Um dos pilares de Minerva, que a torna tão diferente de outras universidades, é a sua forma inovadora de ensino: os alunos não são apenas pessoas que devem decorar um conteúdo; diferente disso, nós desenvolvemos habilidades para solucionar problemas. Por exemplo, no primeiro ano todos fazem as mesmas 4 aulas, complex systems (sistemas complexos), formal analysis (análise formal), empirical analysis (análise empírica) e multimodal communications (comunicações multimodais). Com as habilidades adquiridas nessas aulas, nos tornamos aptos para qualquer área que seguirmos no futuro. Nossas finals envolve trabalharmos com organizações na cidade em grupos de quatro estudantes com um tópico que interessa os alunos. No meu caso, trabalhei com Will Lyons, líder de parques de recreação em São Francisco, para desenvolver um projeto para aumentar polinizadores nativos na cidade. Outros alunos trabalham com organizações como Khan Academy e San Francisco Municipal Transportation Agency para resolver inúmeros desafios. Minerva faz com que o mundo seja o nosso câmpus e que possamos aprender com isto adquirindo habilidades acadêmicas e profissionais”
Como é a comunidade de alunos da Minerva?
“O fato de cada class ter em torno de 150 alunos faz com que todos se conheçam mesmo que só de vista. O projeto pedagógico da universidade também foi desenvolvido pensando na interação entre os alunos ser bem densa.
Como são as bolsas em Minerva?
“Elas são bem generosas. Seguem o modelo de se comprometer com o que o aluno precisa, bolsas need-blind. Além disto o aluno tem a oportunidade de um work study desde a segunda semana de aula. Nos summers, há ainda a possibilidade de internships em Minerva e outros lugares com a ajuda do Professional Development Team.”
Sobre o application para Minerva: a universidade possui sua forma de avaliar os alunos, não exigidas provas de SAT/ACT e TOEFL/IELTS. É realizado através de uma plataforma desenvolvida por Minerva com testes onde são avaliados o inglês do estudante, assim como seu raciocínio lógico.
E você? Ficou interessado(a)? Então não deixe pesquisar mais sobre Minerva e desenvolver sua College List, pois é como a Isabele disse no final da entrevista: “para pessoas que procuram uma aventura e desafios, Minerva é o lugar de estar.”