Olá, mentee!
Se você já pesquisou um pouco sobre as provas e taxas envolvidas no processo de application, você deve ter percebido que esse é um processo muito caro. Pensando nisso, nossa equipe já escreveu um artigo no qual você aprenderá a minimizar seus gastos com o application. Porém, mesmo com os truques apresentados nesse artigo, ainda há uma boa quantia a se pagar, e é exatamente sobre como bancar esse valor que falaremos aqui. Pronto? Vamos lá!
Planejamento
Sua primeira tarefa é se planejar para entender quanto dinheiro irá precisar. Algumas perguntas que você pode se fazer são:
- Quanto custa e quais são as provas que você fará (SAT com Essay, SAT sem Essay, ACT, SAT Subjects, TOEFL)?
- Você precisará fazer alguma dessas provas mais de uma vez?
- Você terá que viajar para fazer essas provas? Se sim, quanto custa as passagens, hospedagem e transporte para ir até lá?
- Alguma das universidades para as quais você quer se candidatar não aceita self-reported score?
Após várias outras perguntas que te ajudarão a entender quanto dinheiro você realmente precisa, tire um tempo para calcular aproximadamente o quanto gastará ao longo dessa jornada, com as provas, application fees (taxas para enviar o application), entre outros. Após calcular os gastos, uma dica valiosa é acrescentar uma boa margem para imprevistos (adicionou mais uma universidade que não aceita self-report? Decidiu fazer a Essay do SAT de última hora?), porque você pode precisar ;)
Estabelecido o orçamento que você precisará, considere agora a quantidade de tempo que você tem, pois essa é uma dimensão extremamente importante. Por quê? Bem, conseguir 2.500 dólares em 6 meses é bem mais fácil do que em apenas 3 meses, então sua dedicação e abordagem mudarão de acordo com seu tempo! Lembrando que esse valor é somente hipotético, não real do application, o qual varia de candidato para candidato.
Como os meses finais do application (a partir de outubro) são mais pesados, é recomendado focar seus esforços para arrecadar dinheiro antes desse período! Assim você terá menos coisas para se preocupar enquanto escreve suas essays!
Com isso em mente, estabeleça metas de quantos dólares precisa ganhar por mês até bater a meta geral, mas não deixe isso se tornar apenas uma obrigação! Transforme em um jogo em que você pode se divertir. Conseguiu a mais que sua meta esse mês? Se dê uma bela recompensa para celebrar seu esforço: saia com seus amigos, coma algo gostoso, assista um filme… Só não deixe de se divertir ao longo do application.
Planejamento pronto? Ótimo! Vamos ver agora algumas formas de correr atrás do dinheiro!
Mentorias
O caminho mais simples (que exige menos esforço) é entrar em algum programa de mentoria, como PREP, da Fundação Estudar, o Oportunidades Acadêmicas, do EducationUSA, ou o BRASA PRÉ, da BRASA. Todos esses programas oferecem ajuda financeira quando seus mentees precisam, principalmente em relação às provas, que representam um alto custo.
Entrar nesses programas, porém, pode não ser fácil, uma vez que são muito concorridos, mas é uma opção e vale muito a pena tentar. Apesar de ter que se dedicar bastante a esses processos seletivos no início do ano, esse esforço irá compensar ao longo de seu application. Mas lembre-se: se você não passar ou se o período de inscrição já tiver passado, não se desespere. Existem outras formas para você bancar seu processo!
Trabalhar
Nossa segunda opção é trabalhar! Dentro deste tópico, porém, temos duas opções:
1 - Trabalho formal
Isso pode parecer medonho, mas não precisa se desesperar: conseguir um emprego — como menor ou maior de 18 anos — pode ser mais fácil do que você imagina! Existem algumas restrições previstas em lei para o trabalho de menores (entre 16 ou 18 anos, ou a partir de 14, no caso de Jovem Aprendiz), como não trabalhar em condições perigosas ou insalubres, ou em período noturno. Por conta disso, com os documentos exigidos em mãos, é possível trabalhar em um escritório, um banco, uma loja ou outros tipos de estabelecimentos!
Considere suas habilidades e necessidades (financeiras e temporais) e faça um currículo para tentar vagas que se encaixem na sua agenda e planejamento. Peça ajuda a seus responsáveis se for preciso! Você logo perceberá que currículos não são difíceis de fazer e, caso alguma universidade peça o envio de um resumé, você só precisará atualizá-lo e traduzi-lo ;) Also: experiências profissionais podem contar como pontos positivos no seu application!
Além de empregos CLT, você também pode fazer um estágio (alunos de ensino técnico, essa é especialmente para vocês!), iniciação científica com bolsa ou até trabalhar como atleta profissional em um time local, caso você seja bom em algum esporte! Existem várias possibilidades que podem se adequar à sua realidade, então não deixe de perguntar aos seus familiares, professores e amigos sobre isso, além de pesquisar na internet. Se souber de mais alguma, te convido a compartilhar nos comentários!
2 - Trabalho informal
Se você não consegue comprometer tantas horas semanais quanto um trabalho formal exige, precisa de mais flexibilidade de horários ou simplesmente não quer trabalhar formalmente, realizar trabalhos informais (freelancer, se preferir) pode ser o ideal para você.
Algumas opções de trabalhos que você pode fazer são:
- Tutoria de matérias escolares
- Tradução de documentos
- Venda de produtos (alimentos caseiros, designs, arte, etc)
- Cuidado de crianças ou animais de estimação
Dentre muitos outros que você pode inventar. Nesse caso, depende muito do que você gosta e sabe fazer, então veja o que faz sentido para você e manda bala!
Eu, por exemplo, vendia doces. Eu sempre gostei de cozinhar e, na minha escola, sempre que precisávamos de verba para fazer alguma atividade (gincana, teatro, musical, etc), a gente vendia doce (e eu geralmente era a cozinheira). Então pensei: porque não vender doces para conseguir verba para o application? E assim comecei.
Eu fazia doces 2 vezes por semana e vendia na minha escola e na UFV (já que minha escola faz parte da universidade) — e dava bastante dinheiro! Eu levava uma quantidade fixa de doces por dia com a meta de vender todos. Assim, eu sabia quantos eu precisava fazer, sabia quanto dinheiro eu deveria ter a até o final do mês e tinha bastante controle!
Crowdfunding (FFF)
Crowdfunding é quando diversas pessoas fazem doações para financiar um projeto. E o que seria FFF? Bom, como o application é algo muito pessoal e não necessariamente ressoa com um grande número de pessoas, seu crowdfunding provavelmente se limitaria a doações de familiares e amigos seus, hence Family and Friends Funding :D
Para realizar algo desse tipo, é preciso saber explicar muito bem porque você quer estudar fora e conquistar seus possíveis apoiadores com brilho nos olhos! Você pode, claro, fazer a arrecadação em uma plataforma online para divulgar a mais pessoas, mas lembre-se: essas plataformas cobram uma porcentagem de suas doações, então planeje certinho como fará!
Patrocínios
Sim, você pode receber patrocínio de terceiros para bancar seu application (partes ou talvez até inteiro!). Existem pessoas por aí dispostas a apoiar jovens de alto potencial a alcançar seus sonhos e, se você se encaixa nesse perfil, essa é uma boa alternativa! A pergunta é: como encontrar essas pessoas…?
Não existe resposta definitiva, mas pode ter certeza que isso depende muito mais de você do que de seus possíveis patrocinadores. Assim, a chave para conseguir um apoiador desse tipo é se expor nos ambientes certos e mostrar quem você é, como você pensa, sua capacidade, seu potencial e, principalmente, seu desejo de estudar fora. Afinal, ninguém vai saber até você falar sobre o processo!
Você pode fazer isso em competições (esportivas, científicas, acadêmicas, empreendedoras, etc), no trabalho, na escola, em eventos da sua área de interesse ou em outros ambientes em que você está inserido.
Comunicando-se bem sobre seu sonho e desafios, você poderá cativar aqueles ao seu redor e fazer com que queiram te apoiar nessa jornada. Pode parecer muito distante ou até história para boi dormir, mas é mais possível que você imagina. Para exemplificar, contarei meu caso:
No final do ano passado, me inscrevi para o estágio de férias de uma empresa, porque sabia que muitos trabalhadores naquela empresa tinham algum vínculo com a Fundação Estudar. Logo, talvez eles me dariam uma chance no estágio (que era para universitários) e, se eu mandasse bem, poderia ganhar o apoio deles. Durante o processo seletivo, falei sobre minha história, meu desejo de estudar fora, minhas dificuldades financeiras e meus planos para o futuro.
Expor tudo isso foi com certeza o que me fez ganhar destaque e simpatia dos avaliadores, o que me rendeu a vaga. No estágio, fiz meu melhor para pegar o ritmo e consegui fazer um bom trabalho, o que me rendeu o respeito de colegas de trabalho e de meus chefes. Assim, no final do estágio, a empresa ofereceu me apoiar no application durante 2019 e aqui estou!
Atualmente, trabalho nessa mesma empresa como funcionária fixa, o que tem me ensinado muito e me dado estabilidade financeira para todo o processo. Claro, isso também conta como uma ótima extracurricular!
Se não tocarem no assunto primeiro, você pode sempre chegar com a proposta, mas tenha bons argumentos e a certeza que já possui respeito o suficiente das pessoas para as quais está pedindo auxílio!
E agora, José?
Agora que terminamos de explorar essas possibilidades, é importante ressaltar que essas não são as únicas formas de você bancar seu application, assim como você pode seguir mais de uma opção e complementar sua “renda” com abordagens diferentes.
Espero que com essas informações você consiga avaliar sua situação e traçar um plano de ação efetivo! Afinal, dinheiro não precisa ser motivo para você desistir do seu sonho!