Olá, mentee!!!

Como explicamos nesse artigo, as essays são uma parte vital do application. Elas não só são muito importantes para os Admissions Officers poderem te avaliar, como também deveriam ser extremamente importantes para você, já que é uma das únicas partes que você tem total controle e liberdade para mostrar quem é.

Quando estiver escrevendo uma essay, você precisa ter em mente que, independente do assunto que estiver tratando, o seu texto não se destaca se não for escrito de uma forma criativa e bem articulada. Ao longo do texto, você também precisa tornar visíveis as suas qualidades.

Quando eu comecei a escrever as essays, achei, a princípio, um processo cansativo e desafiador, porque passava horas em frente ao computador escrevendo um único texto que eu ainda viria a mudar depois. Se oprompt me perguntava "Por que X é importante para você?", eu não sabia a resposta e tinha que parar para pensar. Ao fim de tudo, eu percebi que essa dificuldade para responder ao prompt tinha uma causa: necessidade de autoconhecimento.

Olhando agora, a escrita das essays foi uma das melhores partes do application para mim, porque eu tive um ganho: eu consegui entender melhor os meus objetivos como pessoa, as minhas aspirações profissionais e de impacto social, e as minhas percepções críticas da realidade. Ao fim, foi um período divertido no qual que eu tinha de contar uma história, a minha história, mas de uma forma diferente da qual eu estava acostumada. Por isso, eu convido você agora, mentee, a embarcar nesta aventura de escrita!

#1: Você precisa começar com um "hook"

Hook é o "gancho" da sua redação, aquilo que você escreve no início da essay para atrair a atenção do leitor. Ele pode ser uma citação, metáfora, afirmação inesperada, descrição de um cenário—qualquer coisa que desperte a curiosidade do reader.

Por exemplo, no excerto abaixo, Cristian criou uma atmosfera de suspense para atrair a atenção do reader:

Ceiling; floor; four walls: here I am again. This time, I went by myself. Everything is red, dimly lit and closed, there is only me occupying a fifteen squaremeters room.

  • Cristian Sales Garcia

Como você pode observar, não há um estilo de escrita padrão ou um limite de linhas para a introdução. No entanto, um aspecto primordial é que o exemplo nos traz aquela vontade de continuar lendo, sem esforço. As palavras fluem ao mesmo tempo que dão pequenos indícios da personalidade do escritor.

Lembre-se: a essay é sobre você e sua personalidade deve estar embutida em todas as palavras. Como Greg Manne, admission officer deDartmouth College, sempre diz, "a essay inteira precisa soar como você. Se ela estivesse jogada no corredor da sua escola, sem identificação, e alguém a achasse e a lesse, essa pessoa deveria imediatamente reconhecer você como a autora ou autor". Ou seja, a sua essay deve ser tão autêntica quanto uma fotografia sua em forma de palavras, tirada nesse momento.

#2: Saiba o que vai falar

Tão bom quanto uma introdução convidativa é uma narrativa que passe uma mensagem, pois não adianta nada começar bem se você não tem conteúdo no seu texto. Por isso, saiba o que vai falar e seplaneje antes de pôr as ideias no papel.

Se você sente que simplesmente não faz ideia do que vai falar na sua redação, aplique a técnica do Brainstorming.

Pense nos seus sonhos, conquistas, superações, paixões, momentos marcantes de vida e reflita: o que você quer transmitir para uma pessoa que te avaliará por essa narrativa e fará uma decisão sobre o seu futuro?

É algo bem grande, não? Por isso, você precisa começar a escrita das suas essays com antecedência (não deixe tudo para dezembro!!!), para que seja possível escrever textos densos, coesos e consistentes.

Outra tática que irá lhe ajudar a escrever suas essays quando você não tiver ideias é analisar os tipos de redação que normalmente são utilizados no application.

De acordo com o College Essay Guy, existem quatro tipos de essays. Reflita sobre qual deles você se encaixa para arquitetar o conteúdo que você quer transmitir ao seu texto:

  1. "Student has faced significant challenges and knows what s/he wants to study"
  2. "Student has not faced significant challenges and knows what s/he wants to study"
  3. "Student has faced significant challenges and does not know what s/he wants to study"
  4. "Student has not faced significant challenges and does not know what s/he wants to study"

#3: Conteúdo é importante, mas a forma também é

No contexto das essays, a forma de escrita realmente faz muita diferença. Você talvez tenha algo muito inspirador a contar, mas falar isso de uma forma fastidiosa não será cativante. Por isso, seja autêntico. Ao escrever, pense fora da caixainove e tenha o seu próprio estilo de escrita. Tenha uma mensagem significante para transmitir e a escreva de uma forma original, que soe como você e surpreenda os seus leitores.

O excerto abaixo faz parte do personal statement da Ana. Leia e entenda como a Ana mostrou sua paixão por arte e atuação não somente pelas palavras, mas também pela forma criativa de iniciar sua essay, simulando um roteiro de peça de teatro.

First SCENE: The passionate speech.

ANA: We have art so we may not perish by the truth. (walk to the center of the stage)

Drama forces me to move. I am constantly looking for alternative ways to transform a play into an astonishing performance. This is why performing arts make me lose track of time. Living in Brazil gives me the opportunity to experience many cultures and different kinds of art, beautiful ways people find to share their world. I am excited about learning and trying to understand the thoughts behind every piece of art: an aspect that has brought me close to the arts.

  • Ana Luisa Alves de Sousa

Abaixo, você pode ler parte de uma essay minha para ver como eu quis transmitir a minha mensagem de uma forma diferente, com parágrafos curtos (depois de muitas edições e versões...).

Rosa Parks, like you, I won't allow anyone to take my seat away.

The bus of yours is similar to my world. I look around and see a vast landscape of intolerance and inequality. I see beggars starving in the crumbling reality of slums. I see the rich complaining about a nightdress in the luxurious setting.

But I tell you: It cannot stand as it is.

No one should be defined by any socioeconomic status.

In my bus, I will claim my space, too. I will sit on the bunch meant only for the wealthy ones. I will go to college and work hard to succeed. I will conquer my place.

  • Gabrielli Fonseca de Oliveira

Se você está escrevendo e, ainda assim, acha que o seu texto está muito boring, reveja a ordem das palavras e a forma que você narra algo. Você pode, inclusive, explorar os sentidos (e até misturá-los!) para melhorar a linguagem transmitida. Observe os exemplos abaixo para entender na prática esse processo. Mas, tenha em mente que eles são apenas exemplos resumidores e que você tem que ter muito mais desenvolvimento na real essay.

ANTES:

When I was not approved in the summer program that I wanted, I felt terribly gloomy, because I had put high expectations on my application. So when the results came I unexpectedly understand I was not the best as I used to think. This sudden realization made me think on giving up on my dreams, because they did not seem worth it. This moment marked as my worst experience. Despite that, I somehow persisted. My family was my motivation to continue. Only with time I comprehended my motto should be to give my best, not try to be better than others.

DEPOIS:

My world seemed to collapse when I was not approved in the summer program I applied. As I was immersed in the decaying scenario of my thoughts, the sudden realization that I was not the best hit me deeply. It was a gelid feeling that reverberated through all my self-being. Should I continue in this state of petrifying sorrow, I might have given up. But I did not. Rather, I persisted. My family was my solid pillar to which I strengthened myself. Fully invigorated and fueled with great hope, I renewed my perspective towards my approaches to the challenges to be faced. I would not be the one who yields easily. Giving my best, I am the one who turns dark scenarios in miracles of endeavors.

#4: Tenha uma conclusão forte, não resumidora

Lembre-se: essay não é redação de vestibular! Conclusão é o momento para você fechar com chave de ouro, dar significância à experiência narrada. Se você passou por um momento difícil, não termine com uma atmosfera negativa e parafraseando o que você já contou. Go beyond! Explore as possibilidades! Fale, por exemplo, de como esse aprendizado impactou sua perspectiva sobre o mundo e como você está inspirado para tomar novas ações, anything! Entretanto, relacione com o presente. Conte o como a sua experiência passada te definiu para você ser quem é hoje. Descreva os seus objetivosnovos ideaisperspectivas e ações que você planeja tomar. Essa parte te diferencia e mostra que você tem maturidade para incorporar suas vivências.

Veja uma parte da essay da Marina para compreender exatamente isso:

For the first 14 years of my life, I was unable to pronounce my own name.  Whether it was the first day of school or just a regular afternoon on the playground, I spent my childhood dodging any occasion where I would have to introduce myself. I knew all of my attempts would be followed by giggles or snarky remarks. During all my childhood, I had a lisp. No matter how hard I tried, I could not roll my R's. [INTRODUÇÃO]

(...)

Today I confidently and articulately, without stammering, declare that my name is MaRina Ruela Rocha Rosignoli, and I am ready to be heard. [CONCLUSÃO]

  • Marina Ruela Rocha Rosignoli

Importante notar que 1) a essay da Marina seguiu uma ordem cíclica de raciocínio 2) a Marina abordou na conclusão o seu próprio empoderamento como indivíduo. Ao falar de algo simples, como saber pronunciar o próprio nome, a Marina mostrou aos admissions officers que quer ser uma líder, uma pessoa socialmente ativa e engajada nos seus projetos durante a faculdade e beyond.

Na sua conclusão, tenha isso em mente e tente fazer relações surpreendentes, ordinarily clever, ou seja, textos simples, mas "inteligentes" em sua construção, a fim de impressionar o leitor. Tenha pé no chão, mas seja surpreendente.