Oi, young lady! Se você está lendo esse artigo, significa que, de alguma forma, mesmo que seja com apenas 1% de certeza, você pensou em estudar em uma women's college.
Eu, particularmente, sou muito apaixonada por women's colleges, e não foi à toa que incluí seis delas na minha College List. Quando eu as descobri, lembro-me de ter ficado maravilhada por um espaço onde possivelmente assistiria aulas sem o constante mansplaining que cerca a maioria dos espaços acadêmicos. A ideia de passar meses estudando somente com mulheres nunca me assustou. Na verdade, me pareceu um presente divino. Contudo, conversando com outras meninas, logo percebi que existiam vários mitos difundidos sobre as women's colleges. Nesse artigo, irei quebrar muitos desses mitos para você, mentee! Mas, antes disso, preciso te contar por que as Women's Colleges surgiram em primeiro lugar.
Por que As Women's Colleges Foram Criadas
As women's colleges foram um projeto universitário proposto inicialmente no século XIX na cidade de South Hadley, onde foi criada a Mount Holyoke College e, mais em diante, a liga das Seven Sisters (Barnard College, Bryn Mawr College, Radcliffe College, Vassar College, Smith College e Wellesley College), em 1927. Este projeto universitário inseriu-se em um contexto de luta por igualdade de acesso à educação à mulher. Isso se deve ao fato de que a sociedade, por muito tempo, repercutiu ideias de que mulheres não precisavam de formação no Ensino Superior e que sua atuação primária deveria ser centrada no âmbito doméstico. Naquele período, por mais que as universidades estivessem começando a aceitar mulheres em suas instituições, as women's colleges permaneceram firmes. Por quê? Porque criar um ambiente educacional composto só por mulheres foi um protesto, uma manifestação feminista, que também estava relacionada historicamente com o sufrágio feminino.
Veja este trecho, encontrado no website de Barnard College, sobre a criação de um uma universidade somente para mulheres:
"They were inexperienced, but smart and fearless and, as such, succeeded in founding a truly unique and special place — a premiere liberal arts college for the best and brightest young women around."
Hoje, Vassar College é coed e Radcliffe College se fundiu com Harvard University, mas os ideais das Women's Collegescontinuam onipresentes.
Por que as Women's Colleges São Relevantes Na Atualidade
Você provavelmente deve estar se perguntando agora o porquê de as women's colleges continuarem ativas, se hoje em dia quase todas universidades são coed. Bem, é importante compreender que, apesar das conquistas de igualdade de gênero, as mulheres são por vezes subestimadas em contextos profissionais e acadêmicos, além de serem vítimas de diversas formas de violência.
Sendo assim, as women's colleges são um espaço único focado exclusivamente no desenvolvimento e amadurecimento intelectual das futuras líderes. São small liberal arts colleges que valorizam e destacam o papel da mulher na sociedade contemporânea, ao mesmo tempo que são academicamente rigorosas. Estar inserida em um ambiente como este possibilita a reflexão sobre os desafios ainda a serem enfrentados por nós, mulheres, e traz o empoderamento e o protagonismo necessários para que alcancemos as ferramentas essenciais para combater esses desafios.
Além disso, estudar em uma women's college permite que as mulheres sejam mais engajadas e envolvidas em currículos e majors predominantemente ocupados por homens em faculdades coed, como STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Assim, em uma única community de young ladies, há um grupo multifacetado de cientistas, políticas, ativistas, musicistas, engenheiras, atletas e muito mais. O aspecto em comum entre elas é o objetivo: gerarem mudança, igualdade e integração por onde passarem.
Desmontando a Centopeia de Mitos
1º Não Há Contato Nenhum Com Homens
Errado. Mesmo que a universidade seja só de mulheres, há muita interação com homens, porque as women's colleges frequentemente têm parcerias com universidades coed. As mulheres que estudam em Barnard College podem, por exemplo, ter coed classes com homens em Columbia University. O mesmo acontece com mulheres que estudam em Bryn Mawr College, que podem assistir aulas em Princeton University. Portanto, não tenha receio pois você ainda poderá ter relacionamentos com pessoas de gênero oposto ao seu.
2º Só Lésbicas Estudam em Women's Colleges
Errado. Escolher um centro acadêmico composto só por mulheres não é uma escolha que vem de orientação sexual, mas, sim, da preferência por estar em um lugar onde todas, apesar de suas diferentes histórias, têm ambições grandiosas. Ademais, de acordo com o documento criado por Wellesley College, "Why Women's Colleges? Reassessing the Benefits of Single-Sex Higher Education for Women", a maioria das garotas que estudam em faculdades estadunidenses para mulheres afirmam terem tomado suas decisões baseando-se nos recursos oferecidos pela college.
3º Women's Colleges São Conventos
Errado. Women's colleges, sendo um ambiente de aprendizado, discussões e trocas de experiências, são também um ambiente de tolerância, pluralismo e inclusão. A predominância de mulheres não é efeito para "afastar os desejos carnais", mas, sim, efeito para consciência de gênero.
Por que Aplicar para uma Women's College
A primeira pergunta é: por que não aplicar?
Como para qualquer universidade, há perfis e perfis. Você pode ou não se identificar com uma universidade específica ou com uma women's college. Entretanto, se ao ler esse artigo, você ficou animada e se identificou, então, você provavelmente seria uma boa match para uma women's college! Lembre-se que a universidade no exterior tomará quatro anos da sua vida. Por isso, a escolha de onde você quer estudar deve refletir os seus interesses não só de carreira, mas também de crescimento pessoal. Escolha um lugar que você irá encontrar diversidade, mas também propósito.
Vale lembrar que a maioria das women's colleges são muito generosas com bolsas. O que é oferecido em uma coed college como Dartmouth como exchange program também será oferecido em uma college como Wellesley.
Considerações Finais
Mentee, espero que, agora que desvendei os três principais mitos sobre women's colleges, você possa passar a considerar essa opção maravilhosa na sua college list. Estudando em uma women's college, você estará inserida em um ambiente de respeito, onde mulheres empoderam outras mulheres. Se, durante a sua vida inteira, todas as suas referências foram masculinas, se prepare para conhecer e estar com outras mulheres que estarão muito dispostas a mudar o mundo para um lugar muito mais igualitário.
Em algum momento da sua vida, você já se sentiu menos que alguém por simplesmente ser mulher? Estar em uma women's college irá te proporcionar uma mudança de mindset, o que irá atingir várias áreas da sua vida. E para melhor.