O processo de application, por ser uma seleção holística, irá exigir, em determinados momentos, que você disponha do suporte de outras pessoas. Por isso, nem tudo depende exclusivamente de você. Para ter uma visão completa do seu perfil, as universidades buscam entender você através do ponto de vista daqueles que te acompanharam no Ensino Médio, além de solicitarem documentos acadêmicos. É exatamente essa a função do School Report: ter acesso a recomendações, informações adicionais e documentos—tudo isso enviado por professores e funcionários da escola.

Caso você não esteja familiarizado com algum dos termos apresentados a seguir, confira o artigo sobre a importância da escola no application!

Antes de começarmos, é importante que você se familiarize com alguns termos e saiba com quem irá trabalhar:

Conhecendo as Pessoas

counselor, talvez, seja a pessoa de quem você irá precisar de mais apoio. Esse é responsável pelo preenchimento de formulários e envio de carta de recomendação, School Profile e seu histórico escolar. Essa função é designada para um coordenador, orientador ou algum funcionário da administração escolar. Geralmente, o responsável por assinar, enviar e receber documentos assume o papel de counselor.

Além disso, seus professores também exercem uma função importante no application. A maioria das universidades requer que dois professores façam o envio de cartas de recomendação. Portanto, pense naqueles professores que te conhecem bem e que podem descrever o seu potencial acadêmico e os convide para ajudá-lo nessa fase do application.

Convidando os Recommenders

Counselors e professores, também chamados de recommenders, terão que fazer um cadastro no Common App para realizar o envio das informações necessárias. Esse cadastro só pode ser feito após um convite do aluno na plataforma, assim quando o Common App estiver liberado no início de Agosto.

Você pode convidar os seus recommenders após adicionar sua primeira universidade e abrir a seção "Recommenders and FERPA". Após preencher o FERPA*, você terá acesso a essa página e poderá convidar seus recommenders.

*O FERPA é uma lei americana que te permite revisar, posteriormente, as suas cartas de recomendação. No entanto, apesar de parecer algo bom, caso você faça uso deste direito, isso pode ser visto de maneira negativa pelas universidades, pois poderá influenciar a autenticidade da escrita dos recommenders.

O que precisa ser enviado?

Veja abaixo uma relação dos principais aspectos que devem ser preenchidos ou enviados para o School Report.

1 - School Profile

Não confunda-se com a semelhança de nomes: School Report é o conjunto de todos os materiais escolares que devem ser submetidos, enquanto que o School Profile é apenas um destes materiais. Dessa forma, o School Profile é o documento de apresentação da sua escola, o qual deve conter informações relevantes que expliquem o contexto escolar em que o aluno está inserido. Detalhes sobre o currículo acadêmico, atividades extracurriculares, sistema de avaliação, resultados em provas e informações gerais e de contato da escola são fundamentais. Muitas escolas brasileiras não possuem este documento que costuma ter de 1 a 2 páginas, por isso é de responsabilidade do aluno de trabalhar junto à escola para fazê-lo. Salienta-se que o envio do documento deve ser feito pelo counselor e NÃO se trata de um documento para abordar aspectos individuais do estudante, mas da escola como um todo.

2 - Transcripts

O transcript, ou histórico escolar, em português, é o documento que certifica e detalha o desempenho escolar do aluno. Eles devem ser traduzidos para à Língua Inglesa quando estiverem em Português, e receberem carimbo e assinatura de um responsável da escola ou deve ser submetido a uma tradução juramentada (para a maioria das universidades, a primeira forma de tradução já é suficiente).

Mid-year e Final Report (após o envio de candidatura): devido ao período em que o application é feito, as escolas americanas ainda estão em aulas. Por isso, as universidades requerem que as escolas enviem atualizações do transcript do aluno durante os meses de janeiro e fevereiro. No caso das escolas com currículo brasileiro, pode ser o mesmo transcript enviado inicialmente. O counselor é o responsável por enviar esses documentos também.

3 - Cartas de Recomendação

As cartas de recomendações são documentos escritos pelos recommenders com o objetivo de descrever o potencial acadêmico do aluno em questão:

  • Counselor (responsável por escrever a carta e fazer o envio);
  • 2 professores (responsáveis por escreverem as cartas e fazerem o envio);
  • Recommender adicional (opcional e varia entre universidades).

Mais informações

4 - Outras informações

Além dos três documentos acima, o counselor também será o responsável por preencher as seguintes informações através de seu portal no Common App:

  • Detalhes pessoais: informações sobre counselor;
  • Detalhes da escola: informações sobre a escola;
  • Class Rank: posicionamento do aluno em relação aos outros de sua turma. Nem todas escolas oferecem o Class Rank, porém é fortemente recomendado que você veja se há a possibilidade da sua escola calcular o seu;
  • GPA: escolas no Brasil geralmente não calculam GPA, que é basicamente uma média única de suas notas (geralmente se baseia nos pesos de cada disciplina), por isso não há problemas marcar NO
  • Currículo Escolar: informações sobre a dificuldade e o rigor acadêmico da escola em relação a outras instituições

Quanto antes, melhor

É de responsabilidade do aluno garantir que o andamento do trabalho dos recommenders esteja de acordo com os prazos de candidatura. Tendo em vista que o School Report depende de fatores externos ao aluno—desde o envio de documentos acadêmicos até preenchimento de formulários—é necessário que as exigências sejam solicitadas o mais rápido possível.

Lembre-se: sua candidatura só poderá ser enviada após os seus recommenders submeterem as suas informações e documentos. Por isso, atente-se às datas que você irá completar o processo. Se você for aplicar como early decision, por exemplo, precisará que tudo esteja completo, tanto as suas atribuições quanto às dos recommenders, dentro do prazo.