Nesse artigo, você vai aprender como se preparar para tirar uma boa nota no SAT Subject Math. Esse artigo inclui uma visão geral da prova, o que esperar no dia, que conteúdos estudar, onde estudar e os ótimos métodos e estratégias para tirar uma super nota!

Caso você já saiba como é a prova SAT Subject Math, você pode já ir para a seção de como se preparar para a prova.

O que é o SAT Subject Math?

É uma prova padronizada promovida pelo College Board e que algumas universidades americanas usam para avaliar a aptidão do aplicante no processo de admissão.

Porque fazer SAT Subject Math?

Apesar de que a maioria das universidades nos EUA não requer que você a faça, as universidades mais competitivas como Brown, Stanford, Amherst recomendam que você faça a prova, e isso pode ajudar a realçar seu perfil no application e te destacar em relação a outros candidatos que não fizeram a prova. Além do mais, algumas universidades, como MIT e Harvey Mudd, requerem que você faça essa prova para mostrar suas habilidades em matemática.

Como é a estrutura da  prova?

A prova é composta por 50 questões de múltipla-escolha para serem resolvidas em 1 hora.

Penalty

Cada questão tem 5 opções e para cada uma errada que você marcar você perde 1/4 de ponto. Caso você deixe a questão em branco você não perderá pontos, só não ganhará.

Como sua pontuação é calculada?

A pontuação varia de 200 a 800 pontos e ela é calculada da seguinte forma: 

Raw Score = número de questões que você acertou menos (número de questões que você errou multiplicado por ¼).

Depois disso, o College Board pega seu Raw Score e decidem seu score com base numa tabela que eles mesmos criam e que pode variar para cada prova.

É importante ressaltar que, dependendo da prova, você pode errar 1, 2, 3 ou até mais questões e ainda assim conseguir a pontuação mais alta. Então fique tranquilo porque você não precisa acertar todas as questões para tirar uma nota incrível!

Uso de Calculadora

Durante a prova, você pode usar uma calculadora científica, gráfica ou qualquer outra desde que ela esteja incluída na lista de calculadoras permitidas pelo College Board. Vale ressaltar que praticamente toda calculadora científica é permitida na prova, mesmo que ela não esteja na lista das permitidas (por exemplo, não achei minha calculadora Cassio fx-82MS na lista e pude fazer a prova).

Dia da prova

Algo que só fui descobrir na hora da prova é que você não pode comer nem beber água enquanto estiver fazendo o exame. Então, se prepare e traga um lanche para comer no intervalo que ocorre entre as provas, e que é bem curto a propósito: somente 5 minutos.

Outra coisa importante é ir no banheiro antes da prova. Não deixe de fazer isso! Eu fiz as provas SAT Math 1 e Math 2 e tive que ir no banheiro durante a prova de SAT Math 1. Resultado? Perdi 5 minutos da prova, não consegui responder todas as questões de Math 1 e acabei tirando uma nota maior no SAT Math 2 (800) do que no SAT Math 1 (780), o que não é algo esperado de se acontecer porque o SAT Math 1 é mais fácil.

Um fator que eu não sabia é que, durante a prova, você pode apagar suas respostas sem chamar o aplicador(a) da prova. Antes de eu fazer a prova, eu havia lido que para apagar as resposta marcada eu deveria chamar a aplicadora da prova para que ela pudesse ver eu apagando e garantir que não estou fazendo  fraude. Depois de chamá-la duas vezes, ela disse que não precisa disso. Com base no que perguntei para meus amigos que fizeram o SAT, você de fato não precisa fazer isso e nem deve! Pois, enquanto você chamar o aplicador você está perdendo seu tempo para fazer a prova!

Por último, dependendo da escola que você for fazer a prova, você deverá manter o ticket com você durante toda a prova e até mesmo quando sair para o intervalo. Esse foi o meu caso quando fiz a prova, mas pode ser que não exijam isso de você. De qualquer forma, é bom prevenir isso.

Quando começar a se preparar?

Isso depende de quanto você sabe matemática. Se há conteúdos que você não sabe, então é uma boa ideia se preparar um mês antes ou até mais.

Uma boa forma de se preparar é já estudar todo conteúdo de matemática do Ensino Médio agora e começar a participar de olimpíadas científicas de matemática, como a OBMEP, a OBM e a Canguru de Matemática. Participar dessas competições vai te ajudar a ter criatividade e te darão uma ótima base matemática. De fato, os SAT Subject Math 1 e 2 são fáceis demais comparado com essas provas.

Se você já completou ou está no final do Ensino Médio, então em vez de participar de olimpíadas científicas uma boa opção é pegar todo conteúdo que você estudou e revisá-lo e estudar os conteúdos que faltam. Depois que você aprender a matéria toda faça muitos simulados focados no SAT MATH.

Mesmo se você é muito bom em matemática e se tem medalha de matemática em olimpíada internacional, é bom você se preparar algumas semanas antes para se acostumar com a velocidade com a qual você deve resolver a prova (72 segundos por questão) e com a estrutura da prova. Além disso, pode ser que tenha alguns conteúdos que você não saiba simplesmente porque não são ensinados no Ensino Médio do Brasil.

O que estudar?

Estude todo o conteúdo previsto para o Ensino Médio no Brasil, com a exceção de Cônicas. Baseado na minha experiência fazendo a prova e vários simulados, as únicas cônicas que você verá no SAT são parábolas e círculos; já elipse e hipérbole não são cobradas.  

Além disso, não se cobra muito geometria especial que seja além do básico (pirâmides, cone, cubos, paralelípidos). Por exemplo, não vão te pedir para calcular o volume do tronco de uma pirâmide ou o volume do tronco de um cone. Também não há poliedros (sólidos regulares simétricos) exóticos como o Icosaedro (20 lados) ou o Dodecaedro (12 lados).

Um tópico pouco estudado no Ensino Médio e que cai no SAT Math 2 são noções básicas de Limites. Saber um pouco de limites e derivadas pode te ajudar, por exemplo, em questões que te pedem o resultado de uma fração na qual o numerador e o denominador têm a incógnita X e X é muito grande ou muito pequeno.

Uma matéria cobrada tanto SAT Subject Math 1 e 2, tanto no SAT Reasoning Math é estatística. Entender conceitos de média, mediana, moda são muito importantes nessa prova. Também é importante saber tirar conclusões estatísticas de uma amostra de dados, veja os exemplos

  • Você faz uma pesquisa numa cidade de 100 000 habitantes e faz entrevistas com 2 000 pessoas dessa cidade que foram selecionadas aleatoriamente. Se 60% das pessoas que participaram da entrevista disseram que gostam do transporte público da cidade, então é provável que cerca de 60% da população dessa cidade goste também. E se há uma cidade vizinha? Podemos dizer o mesmo? Não, pois a entrevista não incluiu pessoas da outra cidade e por isso não é representativa.
  • Imagine então que você fez uma pesquisa pra saber a média de crianças por família no seu bairro. Para isso, você vai num parquinho de crianças e pergunta paras os pais quantos filhos eles têm. Sua pesquisa será corrupta porque você não escolheu uma amostra representativa e sim abordou só pais que estavam num parquinho.
  • E se você faz uma pesquisa e algumas pessoas não aceitam participar? Isso invalida os dados? Não. O que pode invalidar uma amostra estatística pode ser o tamanho da amostra em comparação com a população e a metodologia usada.

Esses três exemplos de questões acima exemplificam conceitos que são muito cobrados no SAT e que geralmente não são ensinados no Brasil. Foi por isso mesmo que decidi enfatizar esse conceito nesse artigo, pois tive que aprender eles do zero e foi um dos meus pontos fracos que tive que melhorar. Então sugiro que você realmente estude-os.

Em particular, Boxplot e Reta Assíntota são tópicos no SAT que eu não sabia antes de fazer a prova porque de fato não são ensinados no Ensino Médio no Brasil. Ambos os dois caíram nos meus SAT Subject de Math 1 e Math 2 e o conceito de Boxplot também caiu no meu SAT Reasoning. De forma simples, Boxplot é uma forma de representar dados estatísticos para facilitar leitura visual e Reta Assíntota é a reta que melhor representa uma função conforme ela se aproxima de um limite. Eles são conceitos fáceis que você pode aprender em 10 minutos na Khan Academy.

Onde estudar?

Para estudar pro SAT Math há vários livros, como os guias oficiais do CollegeBoard, e ferramentas onlines, como o Princeton Review e College Prep, mas a maioria delas é paga. As únicas ferramentas online gratuitas que encontrei foram Varsity Tutors e CrackSAT. Dentre todas as opções disponíveis, tendo você dinheiro ou não, eu recomendo estudar pelo CrackSAT, um site que contém dezenas de simulados e centenas de exercícios muito fiéis ao estilo do verdadeiro SAT. Esse site é muito bom porque alguns dos exercícios que eles postam vem de provas reais e o melhor de tudo é que é grátis.

Eu só estudei pelo CrackSAT e acho que foi melhor do que ter estudado por livros. Pessoalmente, penso que ler livros preparatórios para o SAT é perder seu tempo pois eles incluem questões mais difíceis do que o SAT de verdade e te tiram do foco com assuntos que não são necessários estudar ou com dicas mirabolantes que na verdade não são efetivas. O que sugiro mesmo é fazer muitos exercícios pois a prática leva perfeição.

Quanto tempo estudar

O tempo que você deve dedicar para conseguir uma nota boa no SAT SUBJECT depende de seu entendimento da matéria. No meu caso, eu estudei cerca de 1 hora à 2 horas por dia por cerca de 2 semanas, totalizando cerca de 25 horas, isso porque eu tenho um bom entendimento do conteúdo. Se você tem alguma dificuldade ou há conteúdos que você não dominou, então seria uma boa ideia se preparar pelo menos 1 mês antes. É bom que você pratique todo dia, pelo menos 40 minutos por dia, pois assim você vai se acostumar com os exercícios, consequentemente fazer a prova vai ser como um hábito, portanto mais fácil.

Dicas e Estratégias

Uma estratégia de tempo para se usar no SAT Math 1 e no SAT Math 2 é ler a questão antes de ler o enunciado do problema. Em muitas questões, você não precisa nem ler o enunciado, pois muitas delas incluem desenhos, diagramas e tabelas por meio das quais você consegue entender o que a questão está perguntando. Por exemplo, um enunciado gigante explicando sobre dados de uma escola do Ensino Médio e a pergunta quer saber a probabilidade de você escolher um aluno X dado que ele é do 1º ano do EM . Se você ler a pergunta e olhar para a tabela, então você já vai entender que você só precisa pegar o número de alunas do 1º ano e dividir pelo número total de alunos. Fazendo isso você nem precisa ler o enunciado. Em algumas questões, essa estratégia não irá funcionar e você terá que voltar pra ler o enunciado, porém para muitas das questões a estratégia funciona.

Uma dica é prestar muita atenção no que a questão está pedindo. Por exemplo, a questão é: quantas cartas Ana tem sabendo que Bruna tem 7 cartas a menos que Ana e juntas elas têm 43 cartas? Se você tiver com falta de atenção, o que pode ocorrer é você marcar quantas cartas Bruna tem e não quantas cartas Ana tem. Esse exemplo foi bem básico, mas no SAT esse tipo de erro por falta de atenção pode ocorrer. Principalmente em questões de probabilidade, é importante ficar atento na pergunta do enunciado, pois qualquer condição pode mudar o resultado. Por exemplo, qual a probabilidade de selecionar pessoas do grupo X? Se eu disser o grupo X são ‘homens E aqueles com mais de 40 anos’ é diferente de se eu disser o grupo X são ‘homens COM mais de 40 anos’. Se você ler a questão bem rápido, você pode se enganar e fazer uma confusão com isso.

Outra estratégia: se você não consegue resolver a equação sozinho, então substitua os valores das respostas e teste se funcionam. Algumas vezes, você vai ter uma equação difícil de resolver ou uma equação que você demoraria alguns minutos para resolver. Isso é um problema porque você não tem tempo. Nesse caso, a melhor coisa pra fazer é pegar sua calculadora e colocar os valores das respostas na equação e ver qual deles dá certo. Isso pode ajudar em equações cúbicas, sistemas lineares, frações, etc.

Colocar valores na equação também ajuda se você estiver resolvendo problemas que pedem pra selecionar a figura com o melhor gráfico que descreve uma função ou então a melhor função que descreve um gráfico. Por exemplo, você tem uma função e calcula f(x) para x = 5; se o resultado der positivo, você já elimina as opções com gráficos nos quais f(5) é negativo.

Finalmente, se você não sabe a resposta, deixe em branco para não perder pontos por causa do penalty. A única exceção é se você está em dúvida entre duas opções e tem certeza que uma delas está certa; neste caso, escolha qualquer uma e marque. Se as opções da questão são igualmente prováveis, então a possibilidade de você ganhar 1 ponto na questão é 50% e a possibilidade de você perder 1/4 na questão é 50%. Não é necessário fazer cálculo para ver que compensa você chutar a questão.

Estude sua calculadora

Essa é uma das partes mais importantes de todas! Saiba como usar muito bem sua calculadora e não vá para a prova sem ela! Recomendo que você leia o manual que veio com a calculadora e assista tutoriais no YouTube (de fato, há muitos tutoriais ensinando como se usa calculadora! Principalmente se sua calculadora for gráfica!).

Por que a calculadora é tão importante para essa prova? No caso do SAT Math 1, é possível fazer sem calculadora, porém é arriscado por causa da duração da prova e porque pode ser que haja logaritmo ou função exponencial (o que em geral não haverá). No caso do SAT Math 2, não é nada esperto fazer a prova sem calculadora porque ela tem muitos logaritmos, funções exponenciais, raízes quadradas, raízes cúbicas, tabela com dados estatísticos e outros cálculos que se gasta tempo fazendo.

O que você deve saber fazer com sua calculadora? Você deve saber pelo menos resolver logaritmos, calcular raiz quadrada, raiz cúbica, raiz n-ésima, equações exponenciais e também calcular qual a reta que melhor se ajusta a uma tabela de dados

Como assim calcular reta para tabelas de dados? No SAT Math, há muito desse tipo de questão: você tem duas colunas x e y, cada um com os dados de coordenadas dos pontos e, a partir dessas coordenadas, você deve achar a equação da reta y = ax + b, ou seja, achar o valor de a e b. A maioria das calculadoras científicas vem com programas prontos para calcular isso, então basta inserir os dados e elas fazem isso pra você. Algumas questões podem te perguntar pra fazer a mesma coisa para uma equação quadrada; nesse caso, você tem que alterar o modo da sua calculadora para regressão quadrática em vez de regressão linear. Saiba também como limpar a memória da sua calculadora e resetar os dados para fazer esse tipo de questão!

Além disso, tente achar uma calculadora que resolve sistemas lineares, pois pode te economizar um monte de tempo. De fato, no SAT há muitas questões com sistemas lineares e eu inclusive fiquei 3 minutos numa questão resolvendo um sistema linear, pois minha calculadora não resolvia sozinha.

Outra fator a considerar é se sua calculadora é gráfica ou não. Ter uma calculadora gráfica certamente te ajudará demais! Vai te ajudar a resolver equações complicadas, como equações cúbicas. Lembro que tive que resolver uma equação cúbica manualmente usando o método de interpolação porque minha calculadora não resolve esse tipo de conta. Por outro lado, calculadoras gráficas resolvem e te ajudarão a economizar muito tempo.

Gerenciar o tempo

Por fim, sobre a questão do tempo no SAT Math, é só questão de prática. Quando comecei a fazer os simulados, eu estava gastando mais de 10 minutos além do tempo da prova. Depois de fazer várias questões e usar a estratégia de pular o enunciado, eu fiquei bem rápido, tanto é que no dia da prova eu consegui resolver todas as questões do Math 2 em 50 minutos. 

O mais importante para gerenciar o tempo é manter a calma, pois, se você ficar estressado, você não consegue raciocinar direito e pode ficar preso numa questão. Lembro que, nos últimos 3 minutos do SAT Math 1, eu tinha 5 questões para resolver e, como fiquei nervoso demais, acabei chutando as últimas 3 questões, o que não foi uma decisão esperta porque tem o penalty por questão errada.

Se você terminar a prova e sobrar tempo, confira todas as suas respostas! Não fique à toa! Pois, pode ser que você preencheu o gabarito errado. Se você já conferiu tudo e ainda tem tempo, então confira de novo. Checar suas respostas de novo não vai te prejudicar, mas deixar de checá-las pode levar a erros! Chequei minhas respostas do SAT Math 2 três vezes e isso foi uma das razões da minha nota boa, porque eu corrigi questões marcadas erradas por engano no gabarito.

RESUMO

Dia da prova:

  • Vá no banheiro antes da prova. Sério!
  • Não pode beber água e comer durante a prova.
  • Fique com seu ticket de admissão tempo todo.

Conteúdo da prova:

  • Estude todos os tópicos de matemática o Ensino Médio exceto hipérbole, elipse e tronco de cone.
  • Estude Boxplot, Reta Assimptótica e noções de limites.
  • Tenha noções básicas de conceitos de estatística.

Como estudar

  • Melhor método de estudar é fazer vários simulados e exercícios (veja CrackSAT).

Estratégias

  • Não leia os enunciados, vá direto para as questões.
  • Substitua valores das alternativas na equação.

Dicas

  • Saiba usar sua calculadora muito bem.
  • Chute só se você tiver em dúvida entre 2 alternativas.

E boa sorte no dia da prova!